Questões de Música do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música do ano 2004

Os procedimentos de ensino e aprendizagem em música devem ser orientados para o aprender a fazer e analisar produções estético-musicais, visando ao desenvolvimento do pensamento musical do aluno.

Para que isso aconteça, é necessário que os caminhos escolhidos ofereçam, prioritariamente, aos alunos:

"O canto coletivo para a formação de uma consciência musical brasileira".

"Os exercícios têm que estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua".

As propostas de musicalização registradas acima referem- se, respectivamente, aos métodos brasileiros de:

"O Projeto é uma grande sinfonia, no qual intervém a plural orquestra das nossas operações mentais".

José Antonio Marina

Atualmente, o trabalho com projetos é uma das propostas para o aprender - ensinar Arte. Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza:

A avaliação é um processo que abrange todo o desenvolvimento do ato de educar.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao que é relevante o aluno saber em Música, estabelecem, dentre outros, o seguinte critério:

"Paralelamente ao aumento progressivo da simultaneidade e intensidade dos sons, ocasionando mudanças no meio ambiente sonoro, apresenta-se hoje uma área emergente na Educação Musical: a Ecologia Acústica".

PCN - Música

Para que o aluno desenvolva uma atitude crítica em relação à poluição sonora, seus efeitos e conseqüências para o organismo humano, a atividade que, dentre outras, pode ser proposta pelo professor é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis