Listagem de Questões de Música
Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas:
o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel).
o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó sustenido).
o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).
o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo).
As propostas de S. Suzuki têm sido muito difundidas no mundo todo por sua abordagem no ensino de música, e também poderiam ser aplicadas no ensino fundamental brasileiro com adaptações específicas. Podem ser consideradas características fundamentais deste método:
ensino vocal, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.
ensino de instrumentos de cordas, criação musical, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.
ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação do talento.
ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, teoria antes da prática, participação em conjuntos musicais, educação do talento.
A música popular é um componente curricular que pode ser adotado pelo professor do ensino fundamental. A escrita musical para esta música se vale de cifras, que sintetizam acordes diversos. A Figura 3, a seguir, apresenta cinco cifras. Escolha a alternativa que apresenta os acordes correspondentes à seqüência das cifras na ordem em que estão apresentadas.
O repertório a ser desenvolvido pelo professor de música do ensino fundamental deveria ser eclético o suficiente para propiciar experiências diversas aos estudantes. Música de diferentes épocas e autores contribuem para uma visão mais ampla do fazer musical. A Figura 2, a seguir, apresenta um trecho musical de uma obra muito conhecida. Escolha a alternativa que descreve corretamente esta obra.
é uma obra do período romântico, escrita para orquestra de sopros, o autor é J. S. Bach, a tonalidade inicial é mi menor, e esta linha melódica é executada por flautas.
é uma obra do período clássico, escrita para orquestra de cordas, o autor é W. A. Mozart, a tonalidade inicial é ré maior, e esta linha melódica é executada por violinos.
é uma obra do período moderno, escrita para orquestra de cordas, o autor é K. Penderecky, não possui tonalidade, e esta linha melódica é executada por violinos.
O professor de música do ensino fundamental necessita de sólidos conhecimentos musicais para atuar com segurança, desenvolvendo um trabalho significativo em educação musical. Uma das tarefas do professor de música relaciona-se a questões de harmonia, que serão utilizadas na análise de repertório e elaboração de arranjos para diferentes situações musicais. A Figura 1 apresenta uma seqüência de acordes que ilustram um processo de modulação. Assinale a alternativa que descreve corretamente este processo modulatório desde a tonalidade inicial, incluindo a(s) tonalidade(s) intermediária(s), até a tonalidade de chegada.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para ré maior, depois para dó menor e finalmente chega em fá maior.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó sustenido maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para si bemol maior e finalmente chega em fá maior.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}