Listagem de Questões de Música
Existem diversas opiniões sobre a música veiculada pela mídia. Há educadores que consideram fundamental a utilização deste repertório em seus programas de ensino, e há outros que compreendem que esta música já está suficientemente veiculada para ser também utilizada no espaço escolar, preferindo a adoção de outros repertórios. Do ponto de vista de uma educação musical abrangente e inclusiva, qual seria a postura do educador musical com relação ao repertório oferecido pela mídia?
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música de tradição clássica tem mais qualidade e é mais adequada para a escola.
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva progressista, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música oferecida pela mídia é a mais atualizada, e, portanto, a mais adequada para ser aplicada para adolescentes e jovens na escola.
Todo o repertório, exceto aquele veiculado pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical oferecida pela mídia, que é sempre de baixa qualidade.
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical, seja ela de qualquer natureza.
Os trechos musicais apresentados na Figura 6, a seguir, são exemplos de três tipos de repertório que poderiam fazer parte de uma proposta curricular para o ensino de música no ensino fundamental. Escolha a alternativa que identifica estes três tipos de repertório.
música popular brasileira, música folclórica estrangeira, música erudita estrangeira.
música folclórica estrangeira, música popular estrangeira, música erudita estrangeira.
música folclórica brasileira, música popular brasileira, música erudita estrangeira.
música folclórica estrangeira, música popular brasileira, música erudita nacional.
A música popular brasileira, com seus ritmos variados, é bastante veiculada pela mídia, e pertence ao universo sonoro de grande parte dos estudantes do ensino fundamental. O professor de música poderia desenvolver atividades com ritmos populares brasileiros em suas aulas. Observe os ritmos apresentados na Figura 5 e escolha a alternativa que identifica os gêneros musicais brasileiros onde estas estruturas rítmicas são encontradas de acordo com a seqüência apresentada.
samba, modinha, baião.
bossa nova, choro, marcha rancho.
baião, marcha rancho, balada.
bossa nova, marcha rancho, choro.
O trecho musical apresentado na Figura 4 é o início de um arranjo de uma peça bastante conhecida. Assinale a alternativa que identifica a peça, e que descreve alguns aspectos deste arranjo.
A peça é Parabéns a Você (Popular); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).
A peça é Noite Feliz (Gruber); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).
A peça é Parabéns a você (Popular); é um arranjo a duas vozes em mi bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce sopranino, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).
A peça é Noite Feliz (Gruber); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes masculinas na voz superior uma oitava abaixo, vozes femininas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone baixo cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).
Escolha a alternativa que apresenta elementos que podem ser considerados como contribuições da música na formação dos indivíduos:
acesso aos bens artísticos e culturais europeus que são as bases da nossa cultura; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, mas que pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos; aprimoramento do gosto musical, entendendo o que é boa música; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais.
acesso à arte erudita da humanidade que pertence a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma menos relevante de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música brasileira; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam tocar instrumentos musicais.
acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, aprendendo que a música erudita é melhor que a música popular; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais de sucesso nos meios de comunicação.
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