Questões de Museologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Museologia

A respeito da proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de acordo com o disposto no Decreto-lei n.° 25, de 1937, assinale a alternativa correta.

A respeito do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assinale a alternativa correta.

A bibliografia da área de design de exposições apresenta o processo dividido em fases e há uma convergência de ideias entre os diversos autores a respeito desses respectivos momentos. Assinale a alternativa cujo termo não é considerado fase do processo de exposição.

Assinale a alternativa que não apresenta bens culturais de natureza imaterial registrados ou com processo de registro em andamento no Brasil, de acordo com as definições do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.

A respeito do papel exercido pelos museus nas sociedades contemporâneas, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Um dos resultados mais importantes a que chegou a Mesa-Redonda sobre o desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo, convocada pela UNESCO e organizada pelo International Council of Museums (ICOM), em Santiago do Chile (1972), foi a proposição de um novo conceito de ação dos museus: o museu integral, destinado a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

II A Declaração de Quebec, de 1984, tendo como referência a Mesa-Redonda realizada no Chile, buscava estabelecer os princípios de base de uma nova museologia, reafirmando a função social do museu e o caráter global do movimento por uma nova museologia.

III A Declaração de Quebec, de 1894, convocava a comunidade museal internacional a reconhecer o movimento da nova museologia – ecomuseologia, museologia comunitária e outras formas de museologia ativa – aceitando e adotando as formas de museologia ativa na tipologia dos museus.

IV Entre os novos desafios colocados ao museu da América Latina, pelo texto da Declaração de Caracas, de 1992, está o de revisar o conceito tradicional de patrimônio museal a partir de uma nova perspectiva, na qual o entorno social, político, econômico e ambiental seja ponto de partida e de referência obrigatória.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis