Listagem de Questões de Museologia
A respeito da proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de acordo com o disposto no Decreto-lei n.° 25, de 1937, assinale a alternativa correta.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional possui quatro Livros do Tombo: Livro do Tombo Arqueológico e Etnográfico; Livro do Tombo das Artes Aplicadas; Livro do Tombo das Belas Artes; e Livro do Tombo Paisagístico e Arquitetônico.
O tombamento de coisa pertencente à pessoa natural ou à pessoa de direito privado será feito compulsoriamente.
As coisas tombadas que pertençam à União, aos estados ou aos municípios, inalienáveis por natureza, poderão ser transferidas de uma a outra das referidas entidades.
A pessoa que tentar exportar coisa tombada, além de incidir em multa, incorrerá nas penas cominadas no Código Penal para o crime de dilapidação do patrimônio público.
Não há que se falar em direito de preferência quando da alienação onerosa de bens tombados pertencentes a pessoas naturais ou a pessoas jurídicas de direito privado.
A respeito do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assinale a alternativa correta.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas.
O mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, pai do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, um dos líderes do Cinema Novo, comandou o IPHAN por mais de 30 anos, desde sua fundação até próximo à sua morte. Contou com a colaboração de outros ilustres brasileiros para a realização de seu trabalho, como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Lúcio Costa e Carlos Drummond de Andrade.
Quando da criação do IPHAN, o então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pediu a Mário de Andrade a elaboração de um anteprojeto de Lei para salvaguarda dos bens nacionais. Em seguida, confiou a Rodrigo Melo Franco de Andrade a tarefa de implantar o Serviço do Patrimônio. Atualmente, o IPHAN está vinculado ao Ministério da Educação e Cultura.
O IPHAN foi criado pelo Decreto-lei n.º 25, de 30 de novembro de 1957, no governo de Juscelino Kubitschek, em um momento de efervescência da cultura brasileira. A entidade foi estruturada por intelectuais e artistas brasileiros ligados ao movimento Modernista.
Em maio de 2003, como parte das iniciativas da Política Nacional de Museus – Memória e Cidadania, foi lançado o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que valoriza ações e iniciativas para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Empresas, instituições e pessoas de todo o país podem concorrer ao Prêmio, por meio da inscrição nas superintendências regionais do IPHAN.
A bibliografia da área de design de exposições apresenta o processo dividido em fases e há uma convergência de ideias entre os diversos autores a respeito desses respectivos momentos. Assinale a alternativa cujo termo não é considerado fase do processo de exposição.
fase de montagem.
fase de manutenção, atualização e avaliação.
fase de planejamento e de ideia.
fase de design.
fase de pesquisa histórica.
Assinale a alternativa que não apresenta bens culturais de natureza imaterial registrados ou com processo de registro em andamento no Brasil, de acordo com as definições do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.
O circuito do Pelourinho e das igrejas históricas de Salvador.
A Cachoeira de Iauaretê ou Cachoeira da Onça, lugar sagrado dos povos indígenas dos rios Uaupés e Papuri, localizada na região do Alto Rio Negro, estado do Amazonas.
O modo artesanal de fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e das serras da Canastra e do Salitre.
A Linguagem dos Sinos nas cidades históricas mineiras, como São João Del Rei, Mariana e Diamantina.
A Roda de Capoeira e o ofício dos Mestres de Capoeira.
A respeito do papel exercido pelos museus nas sociedades contemporâneas, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Um dos resultados mais importantes a que chegou a Mesa-Redonda sobre o desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo, convocada pela UNESCO e organizada pelo International Council of Museums (ICOM), em Santiago do Chile (1972), foi a proposição de um novo conceito de ação dos museus: o museu integral, destinado a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.
II A Declaração de Quebec, de 1984, tendo como referência a Mesa-Redonda realizada no Chile, buscava estabelecer os princípios de base de uma nova museologia, reafirmando a função social do museu e o caráter global do movimento por uma nova museologia.
III A Declaração de Quebec, de 1894, convocava a comunidade museal internacional a reconhecer o movimento da nova museologia – ecomuseologia, museologia comunitária e outras formas de museologia ativa – aceitando e adotando as formas de museologia ativa na tipologia dos museus.
IV Entre os novos desafios colocados ao museu da América Latina, pelo texto da Declaração de Caracas, de 1992, está o de revisar o conceito tradicional de patrimônio museal a partir de uma nova perspectiva, na qual o entorno social, político, econômico e ambiental seja ponto de partida e de referência obrigatória.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}