Listagem de Questões de Museologia
Acerca de procedimentos técnicos museográficos, assinale a alternativa incorreta.
Acervo é um conjunto de objetos ou itens adquiridos juntamente com informações coligidas, cuja guarda é mantida pela organização colecionadora; ou os itens mantidos por um colecionador.
Conservação refere-se às técnicas de intervenção aplicadas aos aspectos físicos de objetos de museus, arquivos e bibliotecas com o intuito de se obter estabilidade química e física, de maneira a prolongar sua vida útil e assegurar sua disponibilidade contínua.
Conservador é o indivíduo com formação e experiência específicas em conservação no nível requerido pelos órgãos profissionais de conservação para a atuação profissional.
Preservação refere-se à condição de quem está preparado para implementar práticas que agilizam as fases de socorro e recuperação durante e após um desastre ou uma emergência. De maneira geral, referese a todo o processo de planejamento e aparelhamento contra um potencial desastre.
Normas técnicas são documentos que contêm especificações técnicas ou critérios precisos a serem usados como regras, diretrizes ou definições de características, para assegurar que materiais, produtos, processos e serviços estejam de acordo com propósitos previamente definidos.
A documentação museológica diz respeito a toda informação referente ao acervo do museu. É composta por: aquisição, arrolamento, registro ou inventário, classificação, catalogação (fichas), pesquisa. Assinale a alternativa correta quanto ao que constitui as principais formas de aquisição que geram documentação.
Coleta; doação; legado; empréstimo; compra; permuta e depósito.
Compra; doação; empréstimo; venda; aluguel; merchandising e depósito.
Doação; venda; compra; aluguel; permuta; empréstimo; e abandono.
Coleta; doação; compra; permuta; venda; aluguel e depósito.
Doação; venda; compra; aluguel; legado; empréstimo; permuta e leasing.
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I O anteprojeto de lei do Sphan foi elaborado por Mario de Andrade. Algumas propostas do anteprojeto, no entanto, não foram recepcionadas quando da instituição do Decreto-Lei n.° 25, de 1937. Uma das inovações deste texto legal foi o estabelecimento da figura do tombamento, que se configurou, a partir de então, como medida de proteção legal de bens móveis e imóveis, capaz de conter as demolições de edifícios públicos considerados referências para a memória nacional.
II Evidências da intervenção do Estado na área cultural na década de 30 do século XX podem ser observadas por meio do decreto de criação do Curso de Museus (1932), do decreto que elevou Ouro Preto à categoria de Monumento Nacional (1933), da lei que criou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes (1937) e do Decreto-Lei n.° 25, que organizou a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional (1937).
III Em maio de 2003, o Ministério da Cultura, após amplo debate com a comunidade museológica, lançou as bases da política do Governo Federal para o setor, com a apresentação do caderno “Bases para a Política Nacional de Museus – Memória e Cidadania”. A Política Nacional de Museus apresenta cinco eixos programáticos: gestão e configuração do campo museológico; democratização e acesso aos bens culturais; formação e capacitação de recursos humanos; modernização de infraestruturas museológicas; e financiamento e fomento para museus.
IV Recentemente, por meio da Emenda à Constituição n.° 48, de 10 de agosto de 2005, que acrescentou o §3.° ao artigo 215, foi instituída a obrigatoriedade de implantação do Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Quanto ao papel educacional como uma das funções centrais dos museus, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Todos os museus oferecem oportunidades para aprendizagem e entretenimento. O gerenciamento eficaz das atividades educativas em museus poderá aumentar e aprimorar essas oportunidades.
II Os tipos de programas educativos a serem implantados dependem do tamanho dos museus, dos recursos financeiros, do quadro de pessoal, do tipo de acervo e dos públicos potenciais.
III Em termos da política educacional do museu, é imprescindível decidir o que deve ser feito a curto prazo e o que precisa ser planejado a longo prazo. Isso será útil para converter a política em um plano de trabalho que deverá especificar metas, cronograma e recursos necessários.
IV Os museus, apesar de concebidos com a função de educar o povo desde a Revolução Francesa, mantiveram-se por longo tempo como uma espécie de lugar sagrado, alheio à realidade das sociedades nas quais estavam inseridos, pouco atraentes para o público em geral.
Ao longo do tempo, os museus vêm adquirindo novas funções, como reação à conjuntura social de cada momento histórico. No final dos anos 60 do século passado, diversos movimentos socioculturais, em vários países, como na França, em 1968, protestam contra o conservadorismo da realidade social e, nesse contexto, destacam-se diversas críticas ao comportamento tradicionalista da gestão dos museus. O perfil do museu como instituição e suas coleções “intocadas” são colocados em questão. Os museus são acusados de serem instituições passivas e voltadas para as camadas sociais mais privilegiadas. Com a histórica conferência do ICOM (criado junto à UNESCO) de Paris e Grenoble, em 1971, surge o lema: “o museu a serviço do homem da atualidade, do futuro”.
A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.
Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, segundo a definição do ICOM, serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público; instituição que adquire, conserva, investiga, comunica e exibe, para fins de estudo, de educação e de deleite, testemunhos materiais do homem e do seu entorno.
A definição de museu adotada pelo ICOM deve ser aplicada às mais diversas situações, tendo que se considerar, no entanto, as limitações resultantes da natureza da entidade responsável, do estatuto territorial, do sistema de funcionamento ou da orientação das coleções da instituição em questão.
Os museus são responsáveis pelo patrimônio natural e cultural, material e imaterial. As autoridades de tutela e todos os responsáveis pela orientação estratégica e a supervisão dos museus têm como primeira obrigação proteger e promover esse patrimônio, assim como prover os recursos humanos, materiais e financeiros necessários para esse fim.
As galerias de arte sem fins lucrativos, os institutos de conservação e as galerias de exposição que dependem das bibliotecas e dos centros de arquivo são admitidos como correspondentes à definição de museu do ICOM.
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