Listagem de Questões de Museologia
O Artigo 216 da Constituição Federal prevê meios pelos quais o Poder Público promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro. Assinale a alternativa cujo termo não é contemplado neste contexto.
Desapropriação.
Inventários.
Enfiteuse.
Registros.
Vigilância.
Segundo Marília Xavier Cury, uma exposição pentadimensional é aquela que permite não somente a interação entre público e exposição, mas fundamentalmente a atuação criativa do visitante e significa abordar
o trajeto, que deve ser linear, sequencial, dirigido até o fim da mostra.
o design da exposição, de forma a destacar a tridimensionalidade do espaço físico e dos objetos e a escritura hipertextual por parte do público.
as dimensões do alcance do projeto educativo, com a execução de diagramas no método de avaliação.
os cinco elementos principais, que deverão ser destacados quando da fase de elaboração do plano conceitual, tendo em mente o público-alvo.
a seleção dos objetos e execução de laudo técnico do estado de conservação.
O sistema de documentação do objeto museológico é tido como essencial na sua ligação com outras atividades do museu. O profissional de museu deve ter domínio sobre tudo que for relativo às informações, garantindo sua recuperação pelo usuário de forma rápida e coerente. Para isso são tomadas algumas medidas técnicas de segurança. Sobre a identificação e registro dos objetos, assinale a alternativa incorreta.
Uma referência numérica única deve ser usada, no sistema de identificação e controle do objeto, para fácil recuperação das informações documentais, sendo ela necessária em todas as atividades do museu.
Cada museu adota o seu próprio sistema de acordo com sua conveniência, e não há regra oficial para o registro.
O sistema da numeração tripartida, composto por três partes de diferentes significações, é o método mais seguro e utilizado na tendência atual.
O código de identificação de cada objeto deve ser registrado no próprio objeto por meio de marcação. E objetos formados por pares devem ter o mesmo código acrescido ao final de letras minúsculas sequenciais para diferenciá-las.
No Conselho Internacional de Museus (ICOM), em sua IX conferência de 1971, em Paris e Grenoble, discutiu-se o tema “O museu a serviço do homem presente e futuro”. Assinale a alternativa correta que contém a declaração que, um tempo depois, iria ratificar e registrar esses princípios e as principais questões específicas colocadas em destaque de acordo com a proposta de uma nova museologia.
A Declaração de Quebec (1984), que reconhece a ecomuseologia e a museologia comunitária.
A Declaração de Santiago do Chile (1972) e a valorização da sociedade no papel de objeto do museu e este como templo intocável para a preservação da memória da civilização.
A Declaração de Quebec (1982) e a valorização do museu como gestor do patrimônio cultural, demonstrando a missão do museu nas Américas, a preservação in situ e o território.
A Declaração de Caracas (1992), que divulga os princípios de uma nova museologia, em oposição aos princípios da declaração de Santiago do Chile.
A Declaração de Oaxtepec (1984), que promove os princípios do Museu Integral e a valorização do público.
O Museu Histórico Nacional (MHN) acabou constituindo-se em órgão catalizador dos museus brasileiros, cujo modelo foi transplantado para outras instituições. Contribuiu para isso a instalação do Curso de Museologia, criado sob orientação de Gustavo Dodt Barroso, diretor do MHN de 1922 a 1959, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos mais atuantes intelectuais da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX.
A respeito do papel do Museu Histórico Nacional, a institucionalização da museologia no Brasil e a criação do Curso de Museus, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I No Brasil, os museus enciclopédicos, voltados para diversos aspectos do saber e do país, predominaram até as décadas de 20 e 30 do século XX, quando entraram em declínio como no resto do mundo, em face da superação das teorias evolucionistas que os sustentavam.
II O Museu Histórico Nacional rompeu com a tradição enciclopédica, inaugurando um modelo de museu consagrado à história e à pátria, destinado a formular, por meio da cultura material, uma representação da nacionalidade.
III Seguindo as diretrizes do Museu Histórico Nacional, os museus surgidos especialmente a partir das décadas de 30 e 40 do século XX traziam as marcas de uma museologia comprometida com a idéia de uma memória nacional como fator de integração e coesão social, incompatível — portanto — com os conflitos, as contradições e as diferenças.
IV Além do Curso de Museologia, o surgimento de novos museus no país contou também com a atuação decisiva do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), criado em 1937.
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