Listagem de Questões sobre Geral
Analise os princípios relacionados a seguir:
I. Exigência de estudos de impacto ambiental.
II. Recuperação de áreas degradadas.
III. Acompanhamento do estado da qualidade ambiental.
IV. Educação ambiental a todos os níveis de ensino.
V. Definição de condutas lesivas ao meio ambiente como crime ambiental.
Integram a Política Nacional de Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981:
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
O co-processamento surgiu como alternativa à disposição de certos tipos de resíduos sólidos em aterros, principalmente aqueles com potencial energético. Na atualidade, pneus inservíveis são o tipo de resíduo que desperta grande preocupação, principalmente nos grandes centros urbanos. Considerando-se que o poder calorífico inferior dos pneus é 29.560 kJ/kg, que a massa específica aparente, no aterro, é de 135 kg/m3, que a eficiência de conversão de energia térmica em elétrica é de 30% e que 1 kW = 1 kJ/s, é correto afirmar:
Uma usina com potência de 2 MWelétricos possibilita reduzir em 1.754 kg a quantidade diária de pneus a ser destinada ao aterro.
O volume de aterro para dispor os pneus, que deixariam de ser utilizados diariamente, em uma unidade de 1 MWelétricos, será de ≅ 72 m3.
O volume de resíduos sólidos urbanos (massa específica aparente de 650 kg/m3), que deixariam de ser dispostos para gerar uma quantidade de pneus equivalente a 10.000 MJtérmicos, é de ≅ 8 m3.
A potência elétrica de uma usina operada com uma massa diária de pneus igual a 1.000 kg, que equivale a um volume de aterro de 7,4 m3, será de 0,34 MW.
No processo convencional de tratamento de água para abastecimento, o gradiente de velocidade é um parâmetro muito relevante em algumas etapas do tratamento. A floculação é uma operação na qual o gradiente de velocidade deve ser cuidadosamente estabelecido e controlado. A variação do número de partículas na câmara de floculação é dado pela seguinte relação (dN/dt = − KAGN + KBG2N0), onde − KAGN representa a redução do número de partículas (agregação) e KBG2N0 representa o aumento do número de partículas (desagregação). KA e KB são constantes e KA/KB ≅ 1.000, G é o gradiente de velocidade e N e N0 são o número de partículas no instante “t” e no início do processo, respectivamente. Um projetista deseja projetar um floculador com três câmaras e pretende que o gradiente de velocidade seja diferente em cada câmara. Neste caso, a maior eficiência do floculador é obtida quando o gradiente de velocidade é
aumentado em cada uma das câmaras subsequentes.
reduzido em cada uma das câmaras subsequentes.
mantido constante em todas as câmaras de floculação.
aumentado na segunda câmara e reduzido na terceira.
reduzido na segunda câmara e aumentado na terceira.
A escolha do processo de tratamento de água para abastecimento público depende das características do manancial disponível. Considerando-se que o manancial seja um reservatório superficial, cujas principais características da água são: Turbidez = 2 uT; Cor verdadeira = 10 uC; Coliformes totais = 500 UFC; e Escherichia Coli = ausentes/100 mL − a sequência de tratamento mais adequada, dos pontos de vista técnico e econômico, é:
coagulação por varredura, floculação, sedimentação, filtração e desinfecção.
coagulação por neutralização de cargas, floculação, filtração e desinfecção.
filtração rápida e desinfecção.
coagulação por varredura, filtração e desinfecção.
sedimentação, filtração e desinfecção.
No tratamento de água convencional completo, o principal objetivo é clarificar a água e promover a sua desinfecção. Para que seja possível remover as partículas da água são utilizados mecanismos físico-químicos específicos, como a coagulação, a floculação, a sedimentação e a filtração. Em geral, nas águas de reservatórios, as partículas são coloidais e, portanto, permanecem em suspensão devido à ação eletrostática. Considerando-se que a presença de partículas coloidais dificulta o processo de desinfecção, as etapas mais importantes do processo de clarificação são a
coagulação e a sedimentação.
sedimentação e a filtração.
floculação e a filtração.
coagulação e a floculação.
floculação e a sedimentação.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}