Listagem de Questões sobre Geral
Os efluentes resultantes dos sistemas de tratamento de esgotos, amplamente utilizados no Brasil, apresentam elevado potencial de eutrofização dos corpos receptores. Caso a legislação passasse a exigir um maior controle do potencial de eutrofização dos efluentes, a sequência de tratamento recomendada seria
decantação primária, processo de lodos ativados convencional ou com membranas submersas e clarificação com cloreto férrico.
decantação primária, lodos ativados com nitrificação e filtração em areia com uso de polieletrólito orgânico.
processo anaeróbio em reator de fluxo ascendente, lodos ativados convencional e clarificação por microfiltração.
processo anaeróbio, lodos ativados com nitrificação e lagoa facultativa aerada.
decantação primária, lodos ativados com membrana submersa e nitrificação, seguido de filtração em carvão ativado.
O sistema de tratamento de esgotos que utiliza membranas submersas (MBR) possibilita operar o reator biológico com uma maior concentração de sólidos em suspensão, o que implica em
menor consumo de energia, pois a maior quantidade de lodo no reator acelera o processo de degradação biológica.
maior necessidade de área para a instalação do sistema de tratamento, pois parte do reator biológico será utilizado para acomodar as membranas.
menor eficiência do sistema de tratamento, pois com maior idade do lodo há maior dificuldade de separação de sólidos do efluente.
menor influência dos processos biológicos que ocorrem no reator na eficiência de tratamento, pois contaminantes não degradados são interceptados pelas membranas.
maior eficiência de tratamento, pois permite o melhor condicionamento das bactérias, além do melhor desempenho na separação de sólidos do efluente final.
O sistema de esgotamento sanitário é constituído por coletores residenciais, secundários e principais, interceptor, emissário, estações elevatórias e estação de tratamento. Sobre estas estruturas é correto afirmar:
O transporte dos esgotos é feito por gravidade apenas quando não é possível a utilização de estações elevatórias.
Entende-se por interceptor a tubulação de transporte de esgotos que conecta os coletores secundários à estação elevatória.
Emissários referem-se apenas às estruturas utilizadas para a disposição oceânica de esgotos sanitários, não sendo exigido tratamento preliminar.
Entende-se por interceptor a tubulação instalada ao longo de rios e que é responsável pelo recebimento dos esgotos dos coletores principais.
As redes de esgotos devem operar pressurizadas, sempre que possível, para evitar a infiltração de água do lençol freático.
O Sistema de Informações Geográficas
não tem aplicação no setor de saneamento, pois foi desenvolvido para localização espacial de objetos.
requer, no mínimo, a disponibilidade de dois satélites para permitir a localização precisa de um objeto na superfície da Terra.
permite associar dados a informações espaciais, transformando-os em objetos que ocupam lugar no espaço, facilitando a sua interpretação.
não tem relação com o sistema de posicionamento global por satélites, pois não necessita da visualização espacial de dados.
só tem aplicação recomendada para tratar de problemas que possam ser facilmente estruturados, em decorrência da limitação para manipulação de dados.
2,6 mg/L e haverá aumento de turbidez da água.
10,1 mg/L e a redução do pH favorece a reação.
5,1 mg/L e o aumento do pH favorece a reação.
10,1 mg/L e o aumento do pH favorece a reação.
5,1 mg/L e a redução do pH favorece a reação.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}