Listagem de Questões sobre Geral
Desenvolvimento sustentável é hoje tema fundamental para o debate econômico. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Na concepção conhecida como sustentabilidade forte, o capital construído e o capital natural são considerados complementares. O sistema econômico é visto como parte de um sistema maior, que impõe restrições à expansão desses capitais. Nesse contexto, o papel da tecnologia é aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais.
A meta 9 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio trata da integração de princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e da reversão da perda de recursos naturais. Acerca de temas incluídos nessa meta, julgue os itens seguintes.
O Brasil tem cumprido suas obrigações relativas à eliminação de gases destruidores da camada de ozônio, como os CFC. No caso específico desses poluentes, os resultados obtidos foram possíveis devido a alterações em processos industriais, por exemplo, relacionados com refrigeração.
Um dos indicadores de progresso em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio mede a intensidade no uso da energia e é calculado como um quociente em que o numerador corresponde ao total de energia proveniente de todas as fontes gastas pelo país, representada como o equivalente em toneladas de petróleo, e o denominador corresponde ao Produto Interno Bruto. Em relação a esse indicador, é correto afirmar que, no Brasil, a intensidade energética vem caindo significativamente devido ao uso cada vez maior de fontes renováveis de energia.
A emissão de gases de efeito estufa na agropecuária está relacionada, principalmente, ao uso de derivados de petróleo. A criação de gado, a produção e o uso de fertilizantes e a queima de biomassa tem contribuição desprezível para a emissão desses gases.
Quanto aos temas abordados no texto, julgue o item a seguir.
A discussão sobre a validade das evidências relacionadas às mudanças climáticas pôs os cientistas no centro do debate e os resultados por eles produzidos tornaram-se fundamento tanto para formuladores de políticas públicas, durante a elaboração de programas voltados para a redução de gastos energéticos em diversos países, como para seus críticos. De modo geral, conclui-se que, cada vez mais, conhecimentos científicos são usados para fundamentar a elaboração de políticas públicas, mas o rigor com que os argumentos embasados nesses conhecimentos são usados em discussões ambientais tem aumentado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}