Listagem de Questões sobre Geral
Os macroinvertebrados aquáticos são valiosos indicadores da degradação ambiental, além de influenciarem na ciclagem de nutrientes, na produtividade primária e na decomposição. Em um projeto sobre bioindicadores de qualidade de água, um técnico em meio ambiente justificou o uso de macroinvertebrados aquáticos baseando-se nas características descritas a seguir:
1. A coleta destes organismos é relativamente fácil e barata e existem técnicas de amostragem padronizadas.
2. Por estarem intimamente associados ao substrato, são visivelmente expostos às alterações ambientais.
3. Apresentam tamanho relativamente grande, sendo visíveis a olho nu.
4. Por serem altamente diversos, estão sujeitos à dificuldade de identificação taxonômica.
5. Apresentam respostas lentas e individualizadas a alterações ambientais, aumentando a variação de respostas de um animal para outro dentro da mesma espécie.
Quais das características propostas pelo técnico são desejáveis para que uma espécie de macroinvertebrados seja corretamente utilizada como bioindicador de qualidade aquática?
1, 3 e 5 apenas.
3, 4 e 5 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1, 2, 4 e 5 apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
A ocupação do planeta por seres vivos pode ser explicada mediante modelos que tentam descrever os padrões gerais de nascimento e morte de indivíduos. Tais equações matemáticas incorporam parâmetros biológicos e ecológicos e servem para explicar, por exemplo, riscos de extinção de uma espécie ou de invasão em um determinado bioma por uma espécie exótica. Assinale a alternativa correta sobre crescimento e regulação populacional:
Os crescimentos exponencial e geométrico podem descrever acréscimos ou decréscimos nas populações.
A taxa de crescimento exponencial (“r”) expressa o aumento populacional considerando-se apenas os indivíduos férteis machos de uma população, devido a sua capacidade de fecundar várias fêmeas simultaneamente.
A velocidade de crescimento de uma população independe de sua estrutura etária.
Em situações reais, populações humanas frequentemente crescem sob um padrão denominado de crescimento exponencial.
Quando a taxa de natalidade de uma população sofre redução em um determinado período, a população tende a se extinguir.
De acordo com os ecólogos, as razões para a conservação da biodiversidade incluem desde questões morais, como nossa responsabilidade na garantia de manutenção da vida para as próximas gerações, até questões práticas como o valor econômico dos processos executados pelos seres vivos, a exemplo da polinização, da reciclagem e da manutenção da qualidade ambiental. Sobre extinção e conservação de seres vivos, assinale a alternativa correta:
Pontos críticos de conservação devem apresentar alta diversidade biológica com baixa taxa de endemismo.
Graças aos esforços conservacionistas de governos e organizações não-governamentais, as taxas atuais de extinção de espécies devido à ação antrópica no planeta são as mais baixas dos últimos cinqüenta anos.
Todos os pontos críticos de alta diversidade biológica (“hotspots”) estão situados nas regiões tropicais do planeta.
Extinções maciças referem-se à substituição gradual de espécies em um ambiente à medida que ecossistemas se transformam.
Nem sempre a conservação do habitat é a medida mais urgente a ser adotada na conservação de uma espécie.
Para viabilizar a gestão democrática de conflitos ambientais, são procedimentos a adotar diante dos problemas apresentados:
1) identificação da definição do conflito existente em um dado problema.
2) clarificação do que é constitutivo do problema e do conflito, segundo a perspectiva dos agentes ou das partes envolvidas.
3) avaliação das alternativas criadas a partir de critérios definidos à luz da justiça ambiental e aceitos pelos grupos em questão.
4) adoção de uma postura técnica com base no conhecimento acadêmico e em experiências conduzidas em outras regiões.
5) exploração do problema nas suas raízes e apuração das responsabilidades individuais para aplicação das sanções previstas.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 3.
1, 3 e 5.
2 e 5.
4 e 5.
1, 3, 4 e 5.
Numa região de bacia hidrográfica em que predomina uma atividade agrícola dependente de irrigação, com agricultura familiar e agronegócios, com uma população de baixo nível de escolaridade e altas taxas de analfabetismo, são estratégias a serem adotadas para mobilizar a participação nas eleições para o Comitê de Bacia Hidrográfica:
1) aproximação às associações, aos sindicatos e às lideranças locais, a fim de sensibilizar para a discussão sobre o uso dos recursos hídricos.
2) utilização de divulgação de informação através de e-mail e de criação de página na internet sobre as condições da bacia hidrográfica específica.
3) socialização de informações sobre demandas e disponibilidade da água na região através de carro/bicicleta de som.
4) contato telefônico com os usuários do sistema de água e distribuição de folhetos explicativos com linguagem técnica.
5) reuniões sistemáticas com a comunidade, com periodicidade semanal, em espaços cedidos pela Prefeitura.
3 e 4.
1 e 5.
2, 4 e 5.
1 e 3.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}