Questões de Medicina da UFRJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UFRJ

#Questão 333879 - Medicina, Pediatria, UFRJ, 2013, UFRJ, Médico Intensivista Neonatal

Considerando a utilização dos cateteres profundos de inserção periférica, podemos airmar que:

#Questão 333881 - Medicina, Pediatria, UFRJ, 2013, UFRJ, Médico Intensivista Neonatal

A maioria dos respiradores utilizados em neonatologia utiliza a ciclagem a tempo com pressão limitada. Neste modelo de assistência ventilatória mecânica, podemos airmar que, do ponto de vista do aparelho:

#Questão 333877 - Medicina, Pediatria, UFRJ, 2013, UFRJ, Médico Intensivista Pediátrico

Paciente de 4 anos de idade encontra-se em ventila-ção mecânica devido à pneumonia pneumocócica grave, bilateral. Uma gasometria colhida via cateter arterial revela uma PaO2 de 60 mmHg. Após mudança nos parâmetros do respirador, a PaO2 subiu para 120 mmHg, conforme veriicado em gasometria colhida 1 hora depois. Nesta situação, podemos dizer que o conteúdo arterial de oxigênio:

#Questão 333883 - Medicina, Pediatria, UFRJ, 2013, UFRJ, Médico Intensivista Neonatal

Com doze dias de vida, um recém-nascido que havia tido alta com 52h de vida após parto cesáreo a termo, pesando 3400g e com evolução satisfatória, deu entrada na UTI torporoso, pouco reativo, sem mamar há mais de 12h, sem queixas de febre ou alterações de perfusão, desidratado leve e o relato de desvio conjugado do olhar e alguns tremores de membros. Exames: o hemograma não apresentava alterações signiicativas para infecção e a gasometria arterial: 7,48; HCO3: 19mEq/l, PO2: 98; PCO2: 30. A punção liquórica não demonstrou alterações signiicativas, glicemia de 67mg/dl e cálcio sérico de 9,8mg/dl, Na+ 138mEq/l, k+ 3,4mEq/l, Cl- 96mEq/l, ácido láctico de 4mmol/l e amônia plasmática de 160mcmol/l. Com estes dados, a conduta imediata, além de hidratar e fazer cofatores venosos (complexo B), devemos:

#Questão 333885 - Medicina, Pediatria, UFRJ, 2013, UFRJ, Médico Intensivista Neonatal

O hipotireoidismo congênito, geralmente assintomático no período neonatal, pode ter consequências devastadoras no desenvolvimento do recém-nascido e do lactente, o que torna seu diagnóstico precoce imperioso. Portanto, é correto airmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis