Questões de Medicina da IADES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IADES

#Questão 665520 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente de Acesso Direto

Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.

 Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.

Trata-se provavelmente de um quadro sintomático de toxoplasmose congênita, de forma que o tratamento com sulfadiazina e pirimetamina associadas ao ácido folínico deve ser instituído assim que possível e continuado até o sexto mês de vida.

#Questão 665521 - Medicina, Geral, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente de Acesso Direto

Uma lactente de 10 meses de idade, nascida a termo, é levada ao pronto atendimento por apresentar coriza e tosse de leve intensidade. Ao exame físico, pode-se observar que necessita do apoio do pediatra para manter-se sentada, ou inclina-se para frente apoiando as mãos na maca, e não mantém-se em pé, mesmo com apoio. A paciente rola e rasteja, mas não engatinha. Há presença de reflexos de preensão palmar e plantar.

Quanto ao caso clínico apresentado, e considerando o desenvolvimento da paciente, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento do paciente está compatível com a respectiva idade cronológica.

#Questão 665522 - Medicina, Pediatria, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente de Acesso Direto

Uma paciente de 7 anos de idade foi encaminhada pelo clínico da rede básica para acompanhamento. Ela apresenta, desde os três anos de idade, episódios de sibilância associados a tosse, dispneia aos esforços, prurido nasal, coriza e espirros frequentes. Já faz uso, há três meses, de corticoide inalatório em dose baixa e beta-agonista de ação prolongada, além de beta-agonista de curta duração nas exacerbações. No último mês, apresentou sintomas diurnos apenas durante dois dias, nega cansaço nas atividades físicas e a necessidade de medicações de resgate, e apresentou apenas um despertar noturno por tosse e sibilância. Revisando-se a técnica de uso das medicações inalatórias, observa-se que a mesma está correta, e que todas as medidas de higiene ambiental já foram tomadas.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Pode-se prescrever o uso de corticoide inalatório em dose média/alta, associado a teofilinas de liberação lenta, e deve-se suspender o beta-agonista de ação prolongada, pois este não deve ser usado em pacientes menores de 10 anos de idade.

Paciente do sexo masculino, 49 anos de idade, portador de insuficiência cardíaca direita com rápida progressão, com classe funcional III da New York Heart Association (NYHA), chegou ao hospital após episódio de síncope. Ao exame clínico, apresentava-se assintomático com sinais vitais estáveis. Não havia alterações na ausculta cardiopulmonar, apresentava turgência jugular a 45°, hepatomegalia discreta e, ao exame neurológico, não havia alterações. Após realização de ECG, evidenciou-se sobrecarga do átrio direito e baixa voltagem do QRS e ECO compatível com cardiomiopatia restritiva.

 Considerando esse caso clínico, e com base nos conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A amiloidose cardíaca não cursa com derrame pericárdico.

Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.

Pelo escore de Wells, esse paciente tem alta probabilidade de ter TEP.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis