Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Paciente apresenta hemiparesia, alteração da sensibilidade, comprometimento do campo visual e do olhar conjugado (todos à direita), afasia, disartria e comprometimento da capacidade de ler e calcular.
Esse quadro clínico sugere infarto cerebral localizado no

A imunização de mulheres merece especial atenção durante a gravidez. Além de proteger a gestante, o efeito das vacinas se faz também no organismo fetal e no recém-nascido, pela passagem de anticorpos mãe-filho.
Em relação ao calendário vacinal de 2022, recomendado pelo Ministério da Saúde para as gestantes, assinale a alternativa incorreta.

A maior parte das mortes maternas ocorre nos países em desenvolvimento. A redução de mortes evitáveis até 2030 é um dos atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) para reduzir as desigualdades entre os povos, em todo mundo. No Brasil, a redução da morte materna evitável é política pública, com ações em todos os níveis de cuidado.
A respeito dessa política pública brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. As principais causas de morte materna, hipertensão arterial, diabete e hemorragia, são condições consideradas inevitáveis. Mesmo assim, é possível reduzir as mortes com ações objetivas no planejamento familiar. II. A vigilância dos fatores de risco gestacional deve ser contínua, e a sua identificação deve disparar medidas preventivas, assim como a estratificação de risco gestacional e o referenciamento da gestante na rede de assistência, quando indicado. III. Parte das ocorrências de morte materna está relacionada às complicações de doenças pré-existentes. O nível primário de atenção à saúde deve ser capaz de identificar, tratar e monitorar essas doenças, para reduzir o óbito materno durante a gravidez.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Suponha que durante uma consulta de pré-natal, no final da gravidez, o médico seja questionado por uma gestante a respeito da data provável de seu parto. Avaliando os registros de pré-natal, obtém-se as seguintes informações:
1. A data da última menstruação é desconhecida. 2. Um exame de ultrassom obstétrico realizado no início da gravidez, que mostrou gestação de 7 semanas e 5 dias, é compatível com 40 semanas e 3 dias hoje. 3. Um exame de ultrassom obstétrico realizado no meio da gravidez, que mostrou gestação de 22 semanas e 1 dia, é compatível com 38 semanas e 3 dias hoje. 4. Um exame de ultrassom obstétrico realizado hoje, que mostrou gestação de 39 semanas e 0 dias.
Avaliando as informações obtidas pelos exames de ultrassom antenatal e levando em consideração a importância de se determinar a idade gestacional mais confiável, é correto afirmar:

A doença trofoblástica gestacional constitui-se em um espectro variado de doenças da placenta, com manifestações e prognósticos distintos. Na vigência de sangramento durante a gravidez, é importante considerar esse grupo de doenças no diagnóstico diferencial com o abortamento e outras afecções, dada a possibilidade de malignização.
A forma de doença trofoblástica que menos se associa à evolução maligna é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis