Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Homem de 40 anos de idade chega ao hospital apresentando bolhas que facilmente se rompem, envolvendo face, mucosa oral, ocular, tronco e extremidades. Nota-se a presença de algumas áreas com descolamento cutâneo e sinal de Nikolsky positivo. O quadro teve início após tratamento de dor muscular com anti-inflamatórios não hormonais. A histopatologia evidenciou presença de bolha suprabasal e necrose de ceratonócitos. A imunofluorescência direta foi negativa.
Qual é o diagnóstico mais provável? 

Uma criança de quatro anos de idade apresentou quadro de prurido disseminado há 15 dias, com predomínio noturno, associado a lesões papuloeritematosas, que envolviam, além das áreas cobertas, as regiões palmoplantares e face. A mãe relatou prurido e micropápulas eritematocrostosas na região umbilical da criança.
Com base na análise desse caso, assinale a alternativa incorreta.

Homem, 38 anos de idade, procedente de Curvelo-MG, procura o serviço de saúde com relato de manchas nas pernas, nos braços e no tronco. O quadro se iniciou há um ano com o aparecimento de mancha no abdome que depois disseminou para outras áreas do corpo. Relata dor e dormência na perna direita e no braço esquerdo. Ao exame, apresentava seis lesões em placas eritematosas infiltradas e foveolares, localizadas nos membros e no tronco, mão esquerda em garra, e o teste de sensibilidade tátil com hipoestesia nas lesões cutâneas.
Com relação ao diagnóstico e conduta do caso descrito, assinale a alternativa correta.

Paciente do sexo masculino, 75 anos de idade, é levado pela família ao plantão noturno de uma Unidade de Pronto Atendimento, pois, subitamente, tornara-se agitado e hostil em sua casa, tentando agredir fisicamente uma criança com quem mora. Familiares contam que o paciente é muito tranquilo e se dá bem com todos, não tem qualquer doença diagnosticada, mas que há cerca de dois anos vem apresentando alguns esquecimentos e trocando nomes de pessoas ou mesmo de objetos, e que às vezes apresenta-se confuso com datas e locais, o que, segundo a filha, são “coisas normais para a idade”. Além disso, o paciente passou a apresentar insônia, e na semana em que foi à UPA começou a usar um “remedinho” para ajudar no sono, por indicação de uma vizinha. No momento da avaliação, encontra-se sonolento e com exame físico sem demais alterações relevantes.
A conduta a ser tomada, nesse momento, é

Mulher, 54 anos de idade, com queixa de queda de cabelo, ao exame apresenta padrão característico “árvore de natal” e teste de tração negativo. 
O provável diagnóstico nesse caso é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis