Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

A organização dos processos de atenção durante o pré-natal, que inclui a estratificação de risco obstétrico, é um dos fatores determinantes para a redução da mortalidade materna.


Considerando a estratificação de risco gestacional, analise as afirmativas a seguir.


I. A identificação de risco deverá ser iniciada na primeira consulta de pré-natal e deverá ser dinâmica e contínua, sendo revista a cada consulta.


II. A estratificação de risco obstétrico não deve apenas ter como objetivo uma mudança da lógica territorial da assistência de uma unidade de menor para outra com maior densidade de tecnologia dura.


III. É fundamental que a hierarquização da assistência pré-natal, com suas vias de encaminhamento, seja bem planejada e eficiente, garantindo que a gestante esteja sendo acompanhada na rede de atenção primária à saúde.


IV. Mesmo com recomendação de uma avaliação continuada de risco, é possível que se elenquem condições que classificam a gestante como sendo de alto risco já na primeira consulta de pré-natal.


Estão corretas as afirmativas

A doença inflamatória pélvica constitui uma das mais importantes complicações das infecções sexualmente transmissíveis e um sério problema de saúde pública, sendo comum em mulheres jovens com atividade sexual desprotegida.


Considerando o diagnóstico da doença inflamatória pélvica, assinale a alternativa correta.

Paciente de 22 anos de idade, G2 PV1 A0 , está com oito semanas de gestação e queixa-se de dor em hipogástrio e de sangramento genital leve. Ainda não realizou exame ultrassonográfico obstétrico.


Considerando o quadro clínico descrito, são consideradas hipóteses diagnósticas, exceto:

O climatério é uma fase biológica caracterizada por profundas mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar, ocupacional, que podem reduzir a qualidade de vida da mulher.


Para mulheres no climatério, não é uma situação em que há indicação para uso de terapia hormonal: 

A gravidez ectópica é considerada a principal causa de mortalidade materna no primeiro trimestre da gravidez. Com o aprimoramento dos exames subsidiários, como as dosagens da fração beta do hormônio gonadotrópico coriônico (beta-hCG) e a ultrassonografia transvaginal (USTV), o diagnóstico é realizado com maior precisão e em uma fase mais inicial.


Com relação à gravidez ectópica, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis