Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Homem de 58 anos de idade, hipertenso, tabagista, retorna para renovar prescrição de enalapril. Ele está assintomático, a pressão arterial aferida é de 160 x 100 mmHg e o IMC = 33 kg/m2 . O paciente tem se mostrado resistente em adotar as modificações de estilo de vida propostos e feito uso irregular do anti-hipertensivo prescrito. Apresenta os seguintes exames complementares, realizados recentemente:
Teste oral de tolerância à glicose: glicemia em jejum = 128 mgdL e após 75 g de dextrosol: 233 mgdL Colesterol total = 260 mgdL (HDL = 37 mgdL; Triglicerídeos = 220 mgdL)
Estão indicados como terapia para esse paciente:

Paciente do sexo feminino com 40 anos de idade e poliartrite simétrica em mãos, punhos e joelhos há nove meses. Fator reumatoide positivo, anti-CCP negativo, FAN negativo. Não tem outras doenças concomitantes. Persistência de artralgia em punhos + artrite das segundas e terceiras metacarpofalângicas e joelhos após oito meses de tratamento com prednisona (5 a 10 mg por dia) e metotrexato via oral (até 25 mg por semana). Seu DAS foi de 4,5 na última revisão.
Assinale a alternativa mais adequada para a continuidade de tratamento medicamentoso da paciente, segundo o fluxograma para tratamento da artrite reumatoide adotado no Brasil. 

São estratégias de prevenção de delirium em pacientes hospitalizados, exceto:

Sobre as complicações mecânicas do infarto agudo do miocárdio (IAM), é correto afirmar:

Analise as afirmativas a seguir, relativas à osteoporose.
I. Recomenda-se medir a densidade mineral óssea em todas as mulheres maiores de 65 anos de idade, homens com 70 anos de idade ou mais, mulheres na pré-menopausa e homens entre 50 a 70 anos de idade com algum fator de risco para osteoporose. II. O FRAX® é um programa computadorizado que funciona com ou sem dados da densitometria óssea para o cálculo do risco absoluto de fratura de fêmur e outras fraturas osteoporóticas em 10 anos, e aconselha-se o tratamento com cálcio + vitamina D + antirreabsortivo ou anabólico dos pacientes que apresentarem FRAX® com risco de fratura > 3% para fratura femural ? 20% para outras fraturas. III. Cerca de 80% do pico de massa óssea alcançada até a fase adulta é determinada por fatores genéticos. IV. Uma vez que o estrogênio é capaz de diminuir o risco de fraturas vertebrais e não vertebrais, incluindo a fratura do quadril, a paciente que estiver usando-o não necessita de usar cálcio + vitamina D + antirreabsortivo ou teriparatida.
Estão corretas as afirmativas 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis