Questões de Medicina da FUNCAB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNCAB

Carol é uma jovem de 23 anos, formada em Direito e estudante para concursos públicos, que vem à consulta médica devido a um “desmaio” no fim de semana. A paciente relata que estava assistindo à missa, de pé, quando a visão ficou turva, teve sudorese fria, náuseas e sensação de desfalecimento. Quando se lembra, estava deitada no banco sendo socorrida por sua avó e tia. Estas foram à consulta e informam que não houve traumatismo, liberação esfincteriana nem abalos musculares e que Carol acordou após cerca de dois minutos. A paciente foi atendida em uma unidade de pronto atendimento, onde realizou hemograma, bioquímica, eletrocardiograma e ecocardiograma, todos com resultados normais. Ela não tem comorbidades prévias nem faz uso de medicação diária.Oexame físico é normal. Das opções abaixo, a conduta mais apropriada é:

A ressonância magnética tem crescido como método complementar, principalmente por sua capacidade de fornecer medidas precisas dos diâmetros, volumes, massa e função sistólica ventricular.

Uma mulher de 25 anos, proveniente de área rural do Estado do Rio de Janeiro, queixa-se de cansaço progressivo aos esforços.Atualmente tem dificuldade mesmo em tarefas simples do cotidiano, como tomar banho e arrumar a cama. Não tem comorbidades prévias nem faz uso de medicação regular; não fuma, é solteira e não tem filhos. No exame físico, está prostrada, hipocorada, emagrecida, com ausculta de ritmo cardíaco regular, bulha cardíaca protodiatólica e sopro diastólico 4+, tipo aspirativo, rude, em borda esternal esquerda. A pressão arterial é de 154 x 42 mmHg e a frequência cardíaca de 110 bpm. O eletrocardiograma realizado durante a consulta médica encontra-se a seguir.

Sobre este cenário clínico, assinale a afirmativa INCORRETA.

José é um senhor de 70 anos que está em tratamento com BCG intravesical para neoplasia de bexiga. Ele apresenta infecções urinárias de repetição e não tem comorbidades prévias. Há cerca de um mês apresenta febre vespertina (38 a 38,5 ºC), sudorese, perda ponderal (8 kg) e cansaço progressivo e por isso realizou um ecocardiograma transtorácico. As imagens mostram vegetação de 13 mm em valva aórtica, com regurgitação grave e disfunção sistólica do ventrículo esquerdo importante. Também foram coletadas hemoculturas, nas quais há crescimento de , com antibiograma mostrando Enterococcus faecalis germe multissensível. Das opções abaixo, assinale a conduta mais apropriada para este paciente.

Sobre o tema Cardiopatia Chagásica e com base na I Diretriz Latino-Americana para o Diagnóstico e Tratamento da Cardiopatia Chagásica, marque a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis