Questões de Medicina da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FGV

Homem de 68 anos é portador de insuficiência cardíaca classe III (NYHA) e queixa-se de fadiga.
Apresenta pressão arterial de 115/75 mmHg, frequência cardíaca de 70bpm e o ritmo cardíaco é regular com algumas extrassístoles. Está em uso de inibidor de ECA (maleato de enalapril) e betabloqueador (carvedilol) em doses otimizadas e afirma estar fazendo uso regular da medicação.
Assinale a opção que indica a próxima etapa que poderia reduzir a morbidade e a mortalidade deste paciente.

Paciente de 64 anos, feminino, portador de diabetes mellitus há dez anos e com controle irregular da doença, queixa-se de fraqueza, tontura e “escurecimento da visão”, quando muda de atitude postural de maneira súbita. Seu médico constatou a presença de hipotensão arterial postural. No exame físico foi constatada taquicardia em repouso.
A provável explicação para este achado está na presença de

Homem de 58 anos, portador de diabetes mellitus tipo 2 há seis anos, realiza consulta médica de acompanhamento. Encontra-se em uso de metformina, sinvastatina e losartana potássica.
Sua pressão arterial é de 140/80mmHg; glicemia (jejum) = 142mg/dL; sódio sérico = 140mmol/L; potássio sérico = 5,2mmol/L; ureia e creatinina no soro dentro dos valores de referência; microalbuminúria de 360mg/24 horas.
A esse respeito, é correto afirmar que

Indivíduo de 62 anos, masculino, é levado a um serviço de pronto atendimento após apresentar, pela primeira vez, um episódio de convulsão.
Logo após, o paciente permaneceu letárgico por 15 minutos e então se recuperou completamente, sem déficit neurológico residual. Durante a crise, ele mordeu a língua e urinou espontaneamente.
Na abordagem deste paciente, a próxima etapa será

Homem de 76 anos com história de hipertensão arterial e gota é levado ao serviço de emergência com diplopia de início súbito há seis horas, hemiparesia esquerda, disartria e marcha atáxica. Há o relato de palpitações intermitentes associadas à fadiga, desde um ano.
O exame físico inicial mostra: pressão arterial = 140/85mmHg; ritmo cardíaco irregular com frequência cardíaca próxima a 100bpm e discreto sopro sistólico de regurgitação mitral; ausculta pulmonar normal.
A tomografia computadorizada de crânio revelou múltiplas áreas hipodensas no território da artéria cerebral média e cerebelo. A ultrassonografia das artérias carótidas não mostrou estenose significante.
Em relação a este paciente, após a estabilização do quadro clínico, a melhor conduta será 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis