Questões de Medicina da FCM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FCM

#Questão 932632 - Medicina, Pneumologia, FCM, 2023, IF Sul - MG, Médico - Clínica Geral

Um homem de 68 anos procura o médico no consultório após ter recebido alta hospitalar há dois dias. O relatório de alta informa que o homem permaneceu 5 (cinco) dias internado para tratamento de “exacerbação aguda de DPOC”, com uso de amoxicilina-clavulanato, azitromicina e prednisona 40mg durante 5 (cinco) dias, e oxigenoterapia por 3 (três) dias. Ele ainda está em uso de salbutamol para alívio de dispneia. O paciente relata carga tabágica de 45 anos-maço e tosse crônica. Nega qualquer diagnóstico prévio de doença respiratória.

Entre as medidas indicadas neste momento para redução do risco de nova exacerbação NÃO está incluída (o):

#Questão 932633 - Medicina, Pneumologia, FCM, 2023, IF Sul - MG, Médico - Clínica Geral

Um paciente de 72 anos está internado com quadro de fadiga e dispneia em repouso. Apresenta saturação de oxigênio de 87% em ar ambiente, frequência respiratória de 26 irpm, pressão arterial de 150/90, frequência cardíaca de 108 e temperatura de 38,2 °C, pulso venoso jugular não visível com cabeceira a 30 graus, ritmo taquicárdico regular, em 2 tempos, sons respiratórios reduzidos, com crepitações inspiratórias discretas nas bases e sibilos expiratórios esparsos. Relata que há uma semana apresentou coriza, dor de garganta e mialgia. Fuma um cigarro por dia há 50 anos, relata hipertensão arterial e “pré-diabetes”. Nega ter tomado quaisquer vacinas nos últimos 10 anos.

Qual conduta NÃO se aplica ao caso?

Um homem de 41 anos, previamente hígido, procura atendimento com relato de dispneia há 3 semanas. No dia do atendimento, iniciou com dor leve e persistente no hemitórax direito. Seu exame físico revela frequência cardíaca 88, pressão arterial 149/86, frequência respiratória 18, temperatura axilar 37 °C, SO2 95% em ar ambiente, sons respiratórios e cardíacos normais, sem edemas. Os exames laboratoriais de rotina, a troponina e a radiografia de tórax são normais.

O dímero-D é 1260 ng/ml. Qual a conduta correta para o caso? 

Uma paciente de 52 anos é internada em enfermaria com ascite e edema generalizado. Durante a avaliação apresenta-se sonolenta, desperta facilmente ao chamado, mas está desorientada no tempo e espaço. A última evacuação ocorreu há cerca de 48 horas. Tem diagnóstico de cirrose hepática por hepatite não alcoólica e por vírus C. A contagem de leucócitos no líquido ascítico é 262 células/mm3 .

A prescrição correta para este caso deve incluir:

Um homem de 68 anos procura atendimento com queixa de fadiga, tosse seca e edema de membros inferiores. Nas últimas três semanas sente falta de ar para atividades habituais, teve piora do edema e ganho ponderal de 9kg. Dorme com dois travesseiros e o sono é interrompido com sensação de falta de ar. Nega febre ou dor torácica. É hipertenso há 18 anos, refere uso irregular de atenolol. Não fuma, consome 12 (doze) latas de cerveja por semana.
Quais alterações do exame físico terão valor preditivo de morbidade e mortalidade no paciente em questão? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis