Questões de Medicina da FCM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FCM

Uma gestante de 28 anos, idade gestacional 26 semanas, residente em Belo Horizonte, procura atendimento com edema e dor nos tornozelos. Relata que iniciou há 6 (seis) dias com mal-estar, mialgia e cefaleia. Teve febre com calafrios durante três dias, mas a febre cessou há dois dias. Relata dois episódios de vômito. Nega sintomas gripais. Pressão arterial 95/65, perfusão em 2”. O hemograma mostrou hematócrito de 44% e 98.000 plaquetas.

Após iniciar expansão volêmica com ringer lactato 10ml/kg/h, é correto

Um médico está em uma unidade de urgência a 2 (duas) horas de viagem do cento de hemodinâmica mais próximo. Um homem de 56 anos, diabético, chega com desconforto torácico de início há cerca de 25 minutos. Ao exame, a pressão arterial é 94/66, frequência cardíaca 122, saturação de oxigênio 95%, ausculta torácica com crepitações inspiratórias nos 2/3 inferiores e B3. O eletrocardiograma mostra taquicardia sinusal e inversão da onda T em V2 e V3.

Qual é a conduta correta?

Uma mulher de 58 anos procura atendimento de urgência com cefaleia e turvação visual há 3 (três) dias. Refere uso irregular de anlodipina, hidroclorotiazida e enalapril e não tomou a medicação nas últimas 2 (duas) semanas. Ao exame ela está ansiosa, mas confortável. A pressão arterial (PA) é 224/136mmHg e a frequência cardíaca 68bpm; o ritmo cardíaco é regular, com B4. A fundoscopia mostra estreitamento arteriolar, hemorragia em chama de vela, infiltrados algodonosos e papiledema. Os exames laboratoriais e a radiografia de tórax são normais. O eletrocardiograma mostra hipertrofia do ventrículo esquerdo.

A conduta correta é admitir em

#Questão 932630 - Medicina, Endocrinologia, FCM, 2023, IF Sul - MG, Médico - Clínica Geral

Pacientes diabéticos têm risco cardiovascular aumentado. Para um homem com mais de 50 anos, diabetes mellitus tipo 2 há mais de 10 anos e LDL de 120mg/dL, é recomendada a prevenção primária da eventos cardiovasculares graves.

Com este objetivo, no caso em questão, é correto iniciar

Durante a avaliação clínica de um paciente com dor abdominal aguda não traumática, quais características ou sinais indicam corretamente a necessidade de avaliação cirúrgica urgente? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis