Questões de Medicina da FACET Concursos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FACET Concursos

Durante campanha do Dezembro Vermelho de prevenção contra HIV/AIDS e outras IST’s, uma jovem de 22 anos tem o resultado reagente em seu teste rápido para sífilis. Relata não ter percebido nenhuma lesão, nega queixas ginecológicas e mantém relações sexuais apenas com seu namorado, mas nem sempre usa preservativo. Exame físico sem alterações. Diante desse quadro, qual a melhor conduta?

Homem de 28 anos, morador de bairro da periferia de um grande centro urbano, vem para consulta na UBS queixando-se de febre alta (39,1°C), cefaleia, mialgia e vômitos esporádicos há 03 dias, utilizando sintomáticos (dipirona e paracetamol). Viu na televisão que poderia os casos de dengue estavam subindo e decidiu procurar ajuda médica na UBS. Diante desta situação, analise as proposições de conduta abaixo e assinale a alternativa correta:


I. O médico deve solicitar imediatamente sorologia IgM para confirmação diagnóstica.

II. Para que se diagnostique a Febre Hemorrágica do Dengue, deverá ser realizada a prova do laço no paciente.

III. Paciente deve retornar em 05 dias para reavaliação, ou antes, caso surjam sinais de alarme ou de choque.

Criança de 08 anos é trazida pela mãe para consulta com o médico na UBS. A mãe relata que o filho tem acordado à noite com quadros de dispneia, motivando idas recorrentes a serviços de pronto-atendimento - no último mês precisou ir três vezes à UPA. Refere que ele tinha episódios semelhantes quando mais novo, mas menos frequentes. Não faz uso de nenhum medicamento regularmente. Ao exame físico, o paciente encontrava-se levemente taquipneico (22 irpm), sem esforço respiratório nem tiragem intercostal, e na ausculta pulmonar percebia-se a presença de sibilos em bases pulmonares. Diante das informações disponíveis, qual das opções abaixo é o melhor esquema terapêutico para o tratamento de manutenção do paciente, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde?

Idoso de 81 anos, portador de demência leve, recebe visita domiciliar médica acompanhado de sua filha, a qual relata rebaixamento do nível de consciência há 02 dias. Ao exame físico, estado geral regular, sonolento, desorientado no tempo e no espaço, afebril, acianótico, anictérico. PA = 130 x 80 mmHg, FC = 106 bpm, FR = 24 irpm. Ausculta pulmonar e cardíaca normais. Diante do quadro, qual seria a melhor hipótese e conduta dentre as opções abaixo?.

Idosa de 62 anos, hipertensa há 04 anos em uso de hidroclorotiazida 25 mg/dia, vem para consulta de HiperDia com o novo médico da UBS. Queixa-se apenas de constipação intestinal de longa data, levando até 03 dias para evacuar, com fezes duras e ressecadas. Nega dor abdominal ou presença de sangue nas fezes. Ao exame, PA = 130 x 80 mmHg, FC = 74 bpm, FR = 16 irpm, T = 36,4 °C. Sem alterações ao exame cardiovascular e pulmonar. Abdômen globoso, flácido, hipertimpânico, indolor, sem massas ou visceromegalias. Diante do quadro clínico, qual das proposições abaixo apresentam opções de manejo inicial pertinentes ao caso?


I. Mudança dietética com aumento da ingestão hídrica e de fibras.

II. Prática de exercícios físicos, evitando o sedentarismo.

III. Revisão da terapêutica anti-hipertensiva, substituindo a hidroclorotiazida por um IECA ou BRA.

IV. Prescrever o enema de fosfato de sódio para alívio imediato.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis