Questões de Medicina da FACET Concursos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FACET Concursos

Mulher de 66 anos, hipertensa há 10 anos e diabética há 04 anos, em tratamento respectivamente com losartana 50mg 12/12h e metformina 850mg 8/8h, retorna sem queixas para apresentar o resultado dos exames laboratoriais: glicemia de jejum 113 mg/dL, HbA1c 7,3%, hemoglobina 12,3 g/dL, colesterol total 231 mg/dL, uréia 44 mg/dL, creatinina 1,4 mg/dL, potássio 5,3 mEq/L. Sinais vitais e dados antropométricos medidos pela enfermagem: PA 130/80mmHg, FC 82 bpm, FR 17 irpm, T 36,4 °C, peso 64 Kg, altura 1,55m. De acordo com os dados acima, e levando em conta a fórmula de Cockcroft-Gault, em que estágio de Doença Renal Crônica se encontra a paciente e qual deve ser a melhor conduta?

Idosa de 69 anos, viúva, 05 filhos, hipertensa e diabética, vem para UBS acompanhada de sua filha para consulta de rotina do Hiperdia. Em tratamento com metformina 850 mg/dia há 05 anos e hidroclorotiazida 25 mg/dia há 08 anos. PA = 130 x 70 mmHg, glicemia capilar = 126 mg/dL. Últimos exames laboratoriais há 03 meses registram a HbA1c = 7,5% e glicemia de jejum de 114 mg/dL. Nega queixas, porém a filha alega que a paciente tem apresentado incontinência urinária há mais de 03 anos, mas que sempre teve vergonha de falar isso aos médicos. Recentemente, estando gripada dias atrás, o problema se tornou mais evidente. Vem saindo menos de casa por causa do problema e também tem evitado beber líquidos com frequência. Relata constipação intestinal, que se agravou depois do diabetes. Histórico cirúrgico revela apenas uma colecistectomia há 18 anos. Afirma que o volume perdido é pequeno e que não tem dificuldades de ir ao banheiro. Nega disúria e polaciúria. Diante do quadro, qual é a hipótese diagnóstica mais provável?

Paciente masculino de 58 anos, hipertenso e diabético, tabagista e sedentário, com história de um episódio de dormência e hemiparesia direita por cerca de 01 hora há 05 meses, vem à consulta de acompanhamento na unidade básica de saúde. Pressão arterial e glicemia capilar controladas. Em tratamento com losartana 50 mg/dia e metformina 1.700 mg/dia. Como novo médico da UBS, qual seria a melhor conduta inicial dentre as opções abaixo:

Paciente do sexo masculino, 29 anos, procura atendimento médico na UBS com quadro de lombalgia direita intensa tipo cólica, há 02 horas, com irradiação para região inguinal ipsilateral, associada a hematúria, náuseas e dois episódios de êmese. Ao exame físico: T = 36,8°C, FC = 108 bpm, FR = 20 irpm, PA = 140 x 80. Palpação abdominal sem alterações e dor à percussão do ângulo costovertebral direito. Considerando a principal hipótese diagnostica, assinale a alternativa correta:

Mulher de 43 anos, professora do ensino fundamental, hipertensa em tratamento com enalapril 20 mg/dia há 06 meses, vem à consulta na UBS com queixa de cefaleia recorrente. Afirma que os episódios são acompanhados de náuseas e fotofobia. Nega alterações visuais antes dos episódios. Relata que vem consumindo medicamentos analgésicos frequentemente por conta própria e que tem precisado faltar bastante ao trabalho na escola nos últimos 02 meses. No momento, nega cefaleia. Ao exame a única alteração é a pressão arterial em 150 x 90 mmHg. Considerando a hipótese diagnóstica, qual seria a melhor opção de tratamento medicamentoso profilático para esta paciente?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis