Questões de Medicina da AEDB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da AEDB

Paciente do sexo feminino, 58 anos, sem comorbidades, submetida a hemicolectomia direita por adenocarcinoma do ceco, sem intercorrências, evolui no 2º dia de pós-operatório com sinais de disfunção neurológica e desorientação. O diagnóstico mais provável e a conduta terapêutica recomendada são respectivamente:

Um paciente de 45 anos que foi submetido a uma cirurgia de longa duração para ressecção de um volumoso tumor retroperitonial desenvolve, nas primeiras 24 horas do pós-operatório, um quadro progressivo de hipoventilação, necessitando de prótese ventilatória, acompanhado de oligúria com pequena resposta à infusão de volume. A causa provável que exigiria cirurgia de urgência é:

Uma paciente de 70 anos está internada com colecistite aguda e vem sendo tratada com antibioticoterapia parenteral. Em seu terceiro dia de hospitalização apresenta aumento da dor no quadrante superior direito, com massa palpável. Sua temperatura chega a 40 °C e a pressão arterial cai a 80/60 mmHg. Evolui com hematêmese e melena e observam-se petéquias. Estudos laboratoriais revelam trombocitopenia, tempo de protrombina prolongado e diminuição do nível de fibrinogênio. A conduta mais importante para se corrigir a coagulopatia da paciente é:

Um jovem de 27 anos, submetido a herniorrafia umbilical de emergência devido a estrangulamento do conteúdo, teve necessidade de abertura da cavidade abdominal para ressecção de parte do grande epíplon, o qual apresentava sinais de sofrimento. Cerca de 4 horas após o término do efeito da anestesia peridural, nota o aparecimento de dor constante em região hipogástrica, a qual, posteriormente, se localiza em fossa ilíaca direita. Ocorreram dois episódios de vômitos. No dia seguinte, o hemograma mostra leucocitose (< 15000) com aumento dos neutrófilos. A rotina radiológica de abdome agudo acusa discreto pneumoperitônio. Apresenta hipertermia de 37,9°C. Baseado nos dados acima, o diagnóstico mais provável é:

Paciente submetido à gastrectomia parcial com reconstrução a B II, no quinto dia de pós-operatório apresenta sinais flogísticos na ferida operatória. Após drenagem do abscesso, há drenagem de 200 ml/dia de secreção biliosa pela ferida. O diagnóstico mais provável para essa complicação é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis