Questões sobre Transplante

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Transplante

#Questão 833574 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Certo paciente de 41 anos de idade procurou atendimento médico em razão de dor recorrente, de moderada intensidade em flanco esquerdo, sem piora com a movimentação. Realizou-se, então, ultrassonografia de abdome, que mostrou a presença de um cisto simples hepático de 0.5 cm e de três cistos simples de 0.5 cm, 0.9 cm e 3.5 cm em cortical de rim esquerdo. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A dosagem de ácido úrico é fundamental para o diagnóstico diferencial com a nefropatia juvenil hiperuricêmica familiar.

#Questão 833575 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Certo paciente de 41 anos de idade procurou atendimento médico em razão de dor recorrente, de moderada intensidade em flanco esquerdo, sem piora com a movimentação. Realizou-se, então, ultrassonografia de abdome, que mostrou a presença de um cisto simples hepático de 0.5 cm e de três cistos simples de 0.5 cm, 0.9 cm e 3.5 cm em cortical de rim esquerdo. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Uma das orientações que deve ser dada a esse paciente é de aumentar a ingestão hídrica e a dieta hipossódica.

#Questão 833576 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Determinado paciente, portador de doença de Chron, procura pronto-socorro com dor em flanco direito de início abrupto e forte intensidade, associada a vômitos, sem alívio com analgésico comum. Foi realizada a tomografia de abdome, que evidenciou cálculo de 0.9 cm em ureter distal à direita, com discreta hidronefrose associada. O paciente apresenta histórico de litíase prévia por oxalato de cálcio. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Para que o paciente evite a formação de novos cálculos, deve-se estimular a ingestão de cálcio durante as grandes refeições.

#Questão 833577 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Gestante de 35 anos de idade, nulipara, negra, portadora de hipertensão arterial sistêmica, em curso da 30a semana de gestação, iniciou quadro de dor em quadrante superior direito há dois dias, associado a náuseas e vômitos. Ao exame físico, verificam-se icterícia 1+/4+, paciente corada, hidratada, ausculta cardíaca e pulmonar normais e abdome gravídico com dor à palpação profunda de epigastro e hipocôndrio direito, pressão arterial de 160 mmHg x 90 mmHg, FC = 102 bpm, FR = 20 irpm, SatO2 = 98% em ar ambiente. A avaliação laboratorial mostrou os seguintes resultados: Cr = 1.1 mg/dL; Ur = 52 mg/dL; Na+ = 138 mEq/L; k+ = 4.0 mEq/L; albumina = 3.2 g/dl; TGO = 90 UI/L; bilirrubina total = 2.0 mg/dL e haptoglobina reduzida, relação albumina/creatinina em amostra isolada de urina = 120 mg/g e USG de rins e vias urinárias normal. De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A dor em quadrante superior direito pode ser proveniente de isquemia hepática com hematoma subcapsular hepático ou até ruptura do fígado nesses casos.

#Questão 833578 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Gestante de 35 anos de idade, nulipara, negra, portadora de hipertensão arterial sistêmica, em curso da 30a semana de gestação, iniciou quadro de dor em quadrante superior direito há dois dias, associado a náuseas e vômitos. Ao exame físico, verificam-se icterícia 1+/4+, paciente corada, hidratada, ausculta cardíaca e pulmonar normais e abdome gravídico com dor à palpação profunda de epigastro e hipocôndrio direito, pressão arterial de 160 mmHg x 90 mmHg, FC = 102 bpm, FR = 20 irpm, SatO2 = 98% em ar ambiente. A avaliação laboratorial mostrou os seguintes resultados: Cr = 1.1 mg/dL; Ur = 52 mg/dL; Na+ = 138 mEq/L; k+ = 4.0 mEq/L; albumina = 3.2 g/dl; TGO = 90 UI/L; bilirrubina total = 2.0 mg/dL e haptoglobina reduzida, relação albumina/creatinina em amostra isolada de urina = 120 mg/g e USG de rins e vias urinárias normal. De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir. O nível pressórico, neste momento, torna menos provável a ocorrência de eclâmpsia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis