Questões sobre Proctologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Proctologia

Os genes supressores de tumor codificam a produção de proteínas que inibem a formação de neoplasia pela regulação da atividade mitótica e inibição do ciclo celular. O gen APC, diretamente envolvido com o aparecimento do câncer do cólon, participa do controle do ciclo celular da seguinte forma:

O exame físico de um paciente com queixas compatíveis com o diagnóstico de Proctalgia Fugaz Idiopática geralmente é inconclusivo. Contudo, é possível identificar, em alguns pacientes:

Paciente do sexo feminino, 66 anos de idade, refere o início da doença há cerca de cinco dias com dor em fossa ilíaca esquerda, de caráter contínuo, de média intensidade e que piorava com a mudança de decúbito. Entretanto, informa que há aproximadamente 30 dias vem apresentando desconforto em fossa ilíaca esquerda. Evoluiu com o agravamento da dor e o aparecimento de náuseas, febre, calafrios, disúria e urgência miccional, o que a fez procurar atendimento médico. O exame revelou paciente com fácies de sofrimento agudo, algo desidratada, taquicárdica (104 bpm) e febril (38,2°C). A palpação do quadrante inferior esquerdo revela dor intensa com sinais de irritação peritoneal além da presença de tumor de limites mal definidos em fossa ilíaca esquerda. O toque retal identifica abaulamento doloroso da parede anterior do reto. Realizou tomografia computadorizada que evidenciou abscesso pericólico de aproximadamente 10 cm de diâmetro, localizado em fossa ilíaca esquerda. Qual o tratamento preferencial para a paciente em questão?

Paciente do sexo masculino, 73 anos de idade, apresenta-se com queixa de prurido e queimação perianal que o exame clínico mostra uma placa eritematosa e crostosa, com margens bem definidas e área de aproximadamente três centímetros quadrados. Realizada biópsia da lesão cujo exame histopatológico revelou tratar-se de carcinoma de células escamosas intra-epidérmico. Qual o tratamento a ser adotado?

Paciente do sexo feminino, 37 anos de idade, refere dor intensa no ânus de início há quatro dias e que não melhora com o uso de dipirona. Informa ter grande dificuldade para sentar, deambular e evacuar nesse período. Ao exame clínico observa-se edema da pele perineal que, afastada, permite palpar externamente o ânus é o mamilo hemorroidário endurecido, recoberto por mucosa enegrecida com pequena área de necrose; há ainda presença de secreção de odor fétido. Qual o tratamento indicado para a paciente?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis