Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Em 2011, o Ministério da Saúde lançou a Portaria n.º 1.459, de 24 de junho de 2011 com o objetivo de garantir o acesso oportuno, com resolutividade e qualificação da assistência, com a implementação de um novo modelo de atenção à gestação, ao parto e ao nascimento e à criança, visando promover a saúde neste ciclo da vida e reduzir a morbimortalidade materna, fetal e infantil, com ênfase no componente neonatal. Trata-se de uma estratégia para fortalecer a integração entre as ações de saúde da mulher e da criança até os 2 anos, momento da vida de grande vulnerabilidade e maior necessidade de proteção, colocada como prioridade para as políticas públicas de saúde. Esta portaria trata a respeito da:

Infecções do trato urinário (ITUs) são comuns na infância. Durante a fase inicial da infância, os meninos têm maior probabilidade de apresentar infecções no trato urinário. Após a infância, meninas se tornam muito mais propensas a desenvolvê-las. As ITUs são mais comuns entre meninas decorrentes da uretra curta e proximidade a região anal, sendo a Escherichia coli o isolado mais comum do trato urinário. Em relação a antibioticoterapia para crianças ambulatoriais com sintomas de doença do trato urinário inferior, ou com doença branda, assinale a alternativa incorreta:

Criança de 5 anos apresenta prurido no nariz, nos olhos, no palato ou na faringe, espirros paroxísticos e epistaxe. A mãe relata que a criança frequentemente apresenta obstrução nasal, respiração pela boca e fala anasalada. As conchas nasais apresentam coloração azul pálida. Observa-se aumento de secreções nasais límpidas e fluidas, com rinorreia e gotejamento nasal. Verifica-se também hiperemia conjuntival, lacrimejamento, edema periorbitário e cianose infraorbitária, aumento do tecido linfoide da faringe. O pediatra ao verificar todos esses sinais e sintomas deve pensar em:

A artrite idiopática juvenil (AIJ) é caracterizada pela artrite crônica em uma ou mais articulações por pelo menos seis semanas. Existem quatro subtipos principais de AIJ: (1) oligoarticular; (2) poliarticular; (3) sistêmica; e (4) associada à entesite. A causa exata da AIJ não é conhecida, mas existe evidência significativa de que seja um processo autoimune, com fatores de suscetibilidade genéticos. Em relação aos achados laboratoriais da AIJ, assinale a alternativa correta: 

Na prática clínica, o pediatra se depara com inúmeras situações na qual mães e pais procuram sua ajuda em decorrência dos recém-nascidos apresentarem afecções cutâneas. Nestas situações, uma inspeção minuciosa de todo o corpo de recém-nascido em um ambiente com boa iluminação é de fundamental importância para o diagnóstico clínico preciso e o estabelecimento de um correto tratamento, caso haja necessidade. Abaixo é apresentado duas colunas com afecções ou não que podem ocorrer na pele de recém-nascidos. Avalie, correlacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta:
Situação 
1. Mília. 2. Mosqueado. 3. Nevo de Spitz. 4. Eritema tóxico.
Descrição

(    ) Caracterizam-se por pequenos cistos epidérmicos repletos de material queratinoso. Essas pápulas brancas, com 1-2 mm, ocorrem predominantemente na face em 40% dos recém-nascidos. Seus correspondentes intraorais são chamados de pérolas de Epstein e ocorrem em até 60-85% dos recém-nascidos. Essas estruturas císticas rompem-se espontaneamente, drenando o seu conteúdo.
(    ) Um padrão em forma de renda, com descoloração azulada e reticular, que indica vasos cutâneos dilatados, aparece nas extremidades e geralmente no tronco dos recém-nascidos expostos à temperatura ambiente baixa. Essa característica é temporária e, em geral, desaparece completamente com o reaquecimento.
(  ) Aparece em até 50% dos nascidos a termo. Normalmente, até 24-48 h de vida, surgem máculas eritematosas de 2-3 cm de diâmetro, predominantemente no peito, mas também nas costas, face e extremidades. Eventualmente, estão presentes ao nascimento. O aparecimento após 4-5 dias de vida é raro. A quantidade de lesões vai desde algumas até 100. A lesão pode desaparecer dentro de 24-48 h ou pode progredir para formação de placas de urticárias no centro das máculas ou, em 10% dos casos, para pústulas.
(   ) Uma pápula lisa e solitária de cor marrom-avermelhada na face ou nas extremidades. Histologicamente, consiste em melanócitos epitelioides e fusiformes que podem indicar pleomorfismo nuclear. Embora essas lesões possam parecer preocupantes histologicamente, elas têm um curso clínico benigno. 

A sequência correta é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis