Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

A respeito dos cuidados na Unidade de Terapia Intensiva neonatal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O principal objetivo de qualquer equipe profissional organizando uma UTI neonatal é proporcionar assistência médica e cirúrgica de alta qualidade e segurança para todos os RN.
(_) O papel do neonatologista é auxiliar equipes de assistência de modo a tornar obrigatória a aplicação de todas as práticas preconizadas pela ciência dentro da circunstância e do ambiente de sua UTI neonatal.
_) Os fatores que contribuem para o sucesso de programas de intervenção são o ambiente e a cultura da UTI neonatal, não tendo importância o trabalho em equipe, a liderança, a participação multidisciplinar e a estrutura organizacional. 

Sobre o cuidado neonatal, analisar os itens abaixo:
I. Uma das grandes causas dos óbitos de crianças com menos de um mês de idade é a prematuridade, evidenciando a importância dos fatores ligados à gestação, ao parto e nascimento e ao período neonatal.
II. Quando o prematuro vai para uma unidade intensiva neonatal, é fundamental que os pais sejam afastados do prematuro, para evitar a transmissão de doenças dos pais para o filho.
III. Os componentes do cuidado integrado criança-mãe-família têm impacto direto na qualidade do cuidado individualizado e na redução das taxas de morbimortalidade neonatal. IV. Os hospitais-maternidade devem ter definição clara de suas capacidades de resposta às demandas clínicas materno-fetal e neonatal da população de gestantes e RN à qual presta assistência.

Estão CORRETOS: 

#Questão 939982 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

Embora a fibrose cística (FC) comumente afete as vias aéreas, aproximadamente 10% a 15% dos pacientes com FC apresentam doença hepática associada à fibrose cística. Sobre a doença hepática associada a fibrose cística, analise as assertivas abaixo:
I. A disfunção do Regulador da Condutância Transmembrana na Fibrose Cística (CFTR) tem um efeito significativo na função dos colangiócitos, causando alteração na composição final da bile.
II. Os danos hepatobiliares presentes na doença hepática da FC vão desde colestase até cirrose biliar focal, que pode evoluir para cirrose multilobular.
III. Independentemente do estágio da doença hepática associada à FC, esses pacientes não apresentam hipertensão portal.
IV. A ultrassonografia desempenha um papel significativo no diagnóstico de doença hepática associada à FC e deve ser considerada precocemente, pois auxilia na detecção de esteatose hepática, fibrose biliar focal e da cirrose multilobular.
V. Não há tratamento disponível que tenha se mostrado eficaz ou que retarde a progressão da doença hepática associada à fibrose cística.
Quais estão corretas?

#Questão 939984 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

Sobre galactosemia, analise as assertivas abaixo:
I. O recém-nascido com galactosemia pode nascer assintomático, mas evolui com icterícia, vômitos, diarreia e não ganha peso.
II. A enzima deficiente na galactosemia clássica é galactose 1 fosfato uridil transferase.
III. A galactosemia é uma doença de herança autossômica dominante.
IV. O tratamento da galactosemia é com fórmulas de aminoácido ou leite materno.
Quais estão corretas? 

#Questão 939987 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

A colestase é uma condição de alta morbimortalidade no período neonatal. Assinale a alternativa que contempla uma doença que cursa com colestase neonatal cuja evolução da doença pode ser controlada com intervenção na dieta do recém-nascido.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis