Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Uma criança de 1 ano de idade, com Síndrome de Down, é atendida em emergência hospitalar pediátrica com queixa de vômitos e dor abdominal. A radiografia simples demostra sinal da “dupla bolha”, com gás no estômago e bulbo duodenal.
Assinale a alternativa que indica o diagnóstico correto.

Para o atendimento do paciente urológico pediátrico, é importante conhecer as indicações e as limitações de cada exame de imagem ou de função, além das situações clínicas para as quais cada um se aplica. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação das indicações clínicas com os respectivos exames de imagem mais indicados.
COLUNA I
1. Tumor renal 2. Cicatrizes renais e pielonefrite 3. Bexiga de baixa capacidade de armazenamento
COLUNA II
( ) Cintilografia com radioisótopos ( ) Estudo urodinâmico ( ) Ultrassonografia abdominal
Assinale a sequência correta. 

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, em relação aos recém-nascidos com idade gestacional maior ou igual a 35 semanas, uma das ações médicas para acompanhamento da icterícia relacionada ao aleitamento materno consiste em realizar a alta hospitalar após

Mãe adolescente inicia pré-natal no quarto mês de gestação. Os exames solicitados na primeira consulta mostraram VDRL de 1/64 e a gestante foi tratada com penicilina benzatina, 2.400.000 UI por semana, durante três semanas. O teste não treponêmico realizado nos meses subsequentes mostrou titulações em queda. Na internação em trabalho de parto com 38 semanas, o título do exame foi de 1/8. O recém-nascido sem alterações ao exame físico apresenta VDRL de 1/8.
Em relação ao quadro apresentado pelo recém-nascido, assinale a alternativa correta.

Gestante com cultura vaginal positiva para Streptococcus ?-hemolíticodo grupo B dá à luz, por via baixa, um recém-nascido (RN) a termo, com quatro horas de bolsa rota. A mãe recebeu uma dose de 5 milhões de unidades de penicilina cristalina – IV, três horas antes do parto. O Apgar foi de 8 e 10 e o RN não exibia sinais de infecção.
A conduta correta com relação aos cuidados é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis