Questões sobre Ortopedia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ortopedia

Um médico plantonista do pronto-socorro de ortopedia ligou para um cirurgião da mão de sobreaviso para lhe passar um caso de fratura da região distal do rádio. Contudo, na hora de passar o caso, não sabia como classificá-lo. Pela classificação universal, o considerou como uma fratura intra-articular, não redutível, e disse que tinha um padrão estranho, com pequenos fragmentos da borda, e estava subluxada, como se tivesse luxado e não ficasse estável após a colocação da tala gessada. O cirurgião da mão pediu para que ele olhasse uma classificação e visse se a fratura se identificava com algum tipo.

Nesse caso hipotético, a classificação e o tipo da fratura são, respectivamente,

Uma paciente de 21 anos de idade, cozinheira, teve ferimento cortocontuso por faca no ambiente de trabalho, em zona 5 flexora, 7 cm proximal ao tubérculo do escafoide. Foi submetida a tratamento cirúrgico com tenorrafia dos flexores e microneurorrafia do nervo mediano há três meses, com mobilidades passiva e ativa normais dos dedos, contudo mantendo anestesia e hipotrofia tenar. Em consulta, questionou se o médico fizera a microneurorrafia ou a estava enganando. Ao examiná-la, o médico verificou o Tinel 5 cm distal ao reparo nervoso.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a explicação correta do médico à paciente.

Um paciente, tabagista, foi ao consultório porque estava preocupado com o tempo de consolidação de uma fratura que teve na tíbia e foi tratada cirurgicamente com haste intramedular bloqueada há quatro meses. Na radiografia e na tomografia, havia pequena diástase. Os exames laboratoriais apresentaram contagens normais de células vermelhas e brancas no sangue, vhs e pcr sem alterações. O médico assistente do paciente disse que, apesar de os exames estarem normais, ainda havia chance de haver infecção.

Nessa situação hipotética, com os exames laboratoriais negativos, o valor preditivo negativo para infecção desse paciente está em torno de

Uma paciente obesa mórbida teve acidente de motocicleta com joelho esquerdo flutuante. A fratura foi fechada, na região diafisária, com traço simples, transverso na tíbia, e com cominuição diafisária no fêmur. Ao chegar ao hospital, relatou que estava grávida, ainda no 1.o trimestre. Não havia outras comorbidades.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento para as fraturas da paciente.

Uma paciente de 21 anos de idade, destra, estudante de direito, joga handebol pela faculdade, com bolsa escolar devido ao esporte. Há dois anos, teve episódio traumático de luxação glenoumeral direita ao ter o arremesso bloqueado. Após esse episódio, teve mais quatro luxações, todas com necessidade de redução por médico, sendo a última durante o sono. Nas radiografias e na tomografia computadorizada, apresentou lesão por erosão da glenoide e na cabeça umeral. A paciente tinha um amigo, médico, residente de ortopedia, e perguntou a ele se deveria fazer o reparo artroscópico, com reinserção do lábio, ou o reparo aberto, com colocação de enxerto ósseo. Ao ver os exames, seu amigo residente respondeu-lhe que deveria usar enxerto ósseo.

Nesse caso hipotético, o residente indicou o enxerto ósseo porque a erosão da glenoide da paciente era maior que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis