Questões sobre Obstetrícia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Obstetrícia

O conhecimento sobre a fisiologia do trabalho de parto fundamenta o manejo do processo de nascimento. Mesmo na variedade de apresentação cefálica, a identificação da variedade de posição da cabeça fetal, impulsionada pelo canal de parto e assumida em consequência à sua rotação interna, é relevante para o diagnóstico de distocias no período expulsivo.

A figura a seguir representa um feto no útero materno, no período expulsivo.

Um profissional de saúde, ao realizar a palpação obstétrica desta mulher e o toque vaginal, irá encontrar feto em apresentação cefálica, variedade de posição:

Alguns agentes infecciosos são capazes de comprometer o embrião ou feto durante a gravidez. Para tais situações, quando confirmada infecção materna, está indicada propedêutica fetal e neonatal pelo risco de transmissão vertical. Entre os sinais de doença fetal detectáveis ao nascer, a microcefalia tem chamado atenção recentemente.

O agente infeccioso que não se associa caracteristicamente à microcefalia é:

A atonia uterina no pós-parto se manifesta quando há ineficácia na manutenção da contração do miométrio. Esse quadro puerperal, quando não abordado prontamente, pode resultar em hemorragia, choque hipovolêmico e seus desdobramentos, que comprometem a vida da mulher. O médico deve estar vigilante quanto aos fatores de risco para sua ocorrência.

São determinantes da atonia uterina, EXCETO:

O partograma é é um instrumento de registo gráfico de todas as observações feitas à à mulher em trabalho de parto, cujo principal destaque é é o registo da dilatação do colo do útero, avaliada durante o exame vaginal. O registro adequado das informações e a análise gráfica fundamentam a tomada de decisão a respeito da condução do processo da parturição.

A esse respeito, é correto afirmar:

Zero Mortes Maternas por Hemorragia é um projeto interdepartamental da Organização Pan-americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde, que tem como principal objetivo contribuir para a redução da morbidade e mortalidade materna. As hemorragias persistem entre os principais determinantes da morte associada à gravidez no Brasil e precisam ser adequadamente diagnosticadas e abordadas pelo médico. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os tipos de sangramento gestacional e a alteração na ecografia obstétrica correspondente apresentada.

COLUNA I

1. Gravidez ectópica

2. Descolamento prematuro da placenta

3. Placenta prévia

4. Mola hidatiforme

COLUNA II

( ) Cistos placentários anecogênicos e cistos tecaluteínicos

( ) Sofrimento fetal, verificado pelo perfil biofísico fetal

( ) Placenta implantada no segmento inferior do útero

( ) Massa anexial complexa

Assinale a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis