Questões sobre Obstetrícia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Obstetrícia

A segurança de um método contraceptivo se relaciona ao seu potencial de causar riscos à saúde de quem o utiliza. Ela é avaliada pelos efeitos indesejáveis e complicações que o método pode provocar. Quanto maior a segurança do método, menor será a probabilidade de trazer qualquer tipo de problema à saúde da mulher que o utiliza.

Ordene os métodos contraceptivos listados a seguir, segundo sua segurança em uso típico, para uma mulher portadora de diabete e hipertensão arterial sistêmica, iniciando pelo menos seguro e progredindo para o mais seguro.

1. Condom feminino

2. Contraceptivo oral combinado

3. DIU de cobre

4. Minipílula

Assinale a sequência CORRETA.

A sintomatologia da gravidez tubária assemelha-se a outras enfermidades abdominais, o que pode dificultar o seu diagnóstico oportuno.

Considere que em um plantão de urgência, um médico avalie uma mulher, sem sinais de choque hipovolêmico, mas com suspeita de gravidez tubária.

Analise os seguintes exames complementares, realizados no hospital onde está sendo avaliada:

• Dosagem de fração beta da gonadotrofina coriônica humana: teste positivo.

• Ultrassonografia endovaginal: ausência de gravidez intrauterina ou massas anexiais. Pequena quantidade de líquido livre na pelve.

A partir desses achados, será possível excluir a possibilidade de:

Considere que uma jovem de 19 anos de idade compareça a uma consulta médica em uma unidade básica de saúde, motivada pelo aparecimento recente de verrugas na vulva. Ao ser examinada, confirma-se clinicamente a suspeita de condiloma acuminado na região dos pequenos lábios.

Em relação ao potencial oncogênico do vírus envolvido nesse tipo de lesão, pode-se afirmar:

No Brasil e no mundo, a violência contra mulheres se constitui em sério problema de saúde pública e uma das principais causas de morbidade e mortalidade feminina. A atenção às mulheres em situação de violência sexual deve assegurar medidas de prevenção, emergência, acompanhamento, reabilitação, tratamento de eventuais agravos. Envolve abordagem de impactos resultantes da violência sobre a saúde física e psicológica, além do abortamento legal se for solicitado pela mulher ou adolescente, de acordo com a legislação vigente.

Em caso de gravidez resultante de estupro e quanto ao papel do médico, assinale a afirmativa CORRETA.

Considere que uma mulher de 38 anos de idade, grávida pela terceira vez, compareceu à maternidade com queixa de cefaleia frontal, conforme orientado pelo profissional do pré-natal. É portadora de hipertensão arterial crônica e faz uso de alfa-metildopa, 2,0 g ao dia. A gestação está com 34 semanas, calculadas a partir de ultrassom realizado na 8a semana de gravidez. Ao realizar exames complementares naquele dia, já internada, o ultrassom revela gestação compatível com 32 semanas gestacionais, peso fetal estimado abaixo do percentil 5 para 34 semanas de gestação. O perfil biofísico fetal é 8 em 10 pontos, pois há oligodrâmnio. A cardiotocografia basal mostrou padrão reativo (tranquilizador).

Em relação às condições fetais, pode-se afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis