Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

A doença de Alzheimer apresenta-se em três estágios de progressão dos sintomas, embora nem sempre sejam reconhecidos de forma isolada. São eles:
I. Estágio inicial ou ligeiro da doença, é caracterizada como a fase do esquecimento de ocorrências recentes, confusão sobre lugares, podendo perder-se a caminho de casa ou do trabalho. II. A segunda fase ou estágio da doença, chamada de moderada ou intermediária, se caracteriza pelo agravamento dos problemas do estágio anterior, com a crescente perda de memória. A noção de tempo já é confusa, sem diferença entre dia e noite. III. A terceira fase ou estágio, considerada a mais severa da doença, é quando se dá o desaparecimento completo das funções cognitivas, a incontinência é total, há perda de peso e da capacidade para andar, sentar e, até mesmo, engolir. Isto tudo leva a um estado de fragilização bem maior do doente, já, totalmente, dependente de outros para continuar vivendo, pois pode estar prostrado na cama e com diferentes níveis de desconexão com o ambiente.
Assinale a alternativa correta:

Sobre o neurodesenvolvimento infantil, considere V para verdadeiro e F para falso. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) O primeiro ano de vida é um período crítico em que os nutrientes podem influenciar o desenvolvimento, nas suas várias vertentes (psico-motora, sensorial, cognitiva). (__) De igual modo a suplementação com LC-PUFA a amamentação não parece melhorar o neurodesenvolvimento nem a acuidade visual das crianças. (__) Vários nutrientes foram associados a atraso de desenvolvimento psicomotor, mas nenhum com maior evidência que o ferro. A sua carência, mesmo na ausência de anemia, está significativamente associada ao atraso de desenvolvimento psicomotor. 

O acidente vascular cerebral hemorrágico é uma complicação frequente em situações clínicas especiais.
Qual situação não está associada com acidente vascular cerebral hemorrágico?

Paciente de 72 anos de idade refere ter iniciado há dois meses com disfagia e alteração da voz com piora progressiva. Os sintomas não são flutuantes. Apresenta ainda paresia do músculo tibial anterior direito e consequentemente dificuldade de marcha. Nega sintomas de parestesias, diplopia e ptose palpebral.
Qual é a hipótese diagnóstica mais provável para essa apresentação clínica?

Paciente do sexo masculino, 66 anos de idade, apresenta-se com tremor. Refere que vários membros de sua família apresentam tremor na faixa dos 50 e 60 anos de idade. O tremor é pior ao escrever e ao esticar os membros superiores (manobra de braços estendidos) com frequência elevada e principalmente flexão / extensão dos punhos. Tem tremor leve na mandíbula. Não apresenta rigidez, bradicinesia ou distúrbio de marcha.
Qual deve ser a medicação de primeira escolha nessa situação?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis