Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

#Questão 932318 - Medicina, Neurologia, COSEAC, 2023, UFF, Médico/Área: Clínica Médica

A escala CAM (Confusion Assessment Method) é composta de 4 critérios: (1) início agudo e curso flutuante; (2) inatenção; (3) pensamento desorganizado; e (4) nível de consciência alterado. Para o diagnóstico de delirium são necessários:

Quadros orgânicos podem gerar estados hipomaníacos/maníacos. A mania pode ser originada pelo uso ou pela abstinência de substâncias. O uso de anfetaminas ou cocaína, por exemplo, pode originar um quadro indistinguível da hipomania ou mania espontânea, assim como sintomas da abstinência de álcool ou sedativos. Várias doenças neurológicas, como epilepsia, traumatismo craniencefálico, acidente vascular cerebral, endócrinas ou metabólicas, a exemplo do hipertireoidismo, podem causar quadros maniformes. Identifique quais das substâncias a seguir são capazes de desencadear quadro maniforme? 

#Questão 932618 - Medicina, Neurologia, FCM, 2023, IF Sul - MG, Médico - Clínica Geral

Uma paciente de 68 anos procura o posto de saúde com queixa de mialgia difusa, adinamia, sono não reparador e cefaleia holocraniana. Descreve que a cefaleia é quase diária, pior ao final do dia, irradia para região occipital e alivia com analgésico comum. Nega fotofobia ou fonofobia. Nega sintomas constitucionais como febre ou emagrecimento. Relata momentos de estresse familiar – está em processo de divórcio. Descreve insônia desde a adolescência, com sono não reparador. É hipertensa, relata cirurgia prévia na tireoide e fratura de punho após queda da própria altura. Em uso de: levotiroxina, enalapril, metformina e alendronato.  


Qual a correta análise do padrão da cefaleia e da proposta de tratamento? 

Leia o texto abaixo e responda a questão abaixo.

D. Joaquina, 70 anos, com diagnóstico de infecção urinária em uso de antibiótico, é trazida para o PA devido a sonolência excessiva. Na ocasião, foram realizados SSVV: PA109/64 mmHg; FC 60 bpm; FR 18 irpm; SpO2: 96% aa; como também exames laboratoriais: HB 12,0; LEUCO 11.200; BASTÕES 5; PQT 260.000; PCR 24; UR 55; CR 1,2; TGO 20; TGP 22; NA 128; K 3,2; MG 2,0. Dr. Jairo, médico plantonista, ao avaliar os exames, comparou-os com outros trazidos pelos familiares (realizados três dias antes) e evidenciou melhora dos leucócitos e desvio à esquerda. 


Foi iniciada a reposição do íon de D. Joaquina, mas ela evoluiu com tetraparesia e rebaixamento do nível de consciência, tendo que ser intubada às pressas e enviada à UTI. O que pode ter ocorrido com D. Joaquina? 

Marisa, 36 anos, chega à UBS Dona Guida Nunes com relato de cefaleia persistente há 7 dias. Na ocasião, foram feitos os sinais vitais, dentre eles a pressão arterial, que chegou a 140/80 mmHg. Sendo então encaminhada a consulta com Dr. Rodolfo, que perguntou à paciente as características da cefaleia e ela descreveu sintomas como dor em parte da cabeça associada a náuseas, vômitos, intolerância ao barulho e a cheiros fortes, e que piora no período menstrual. Qual diagnóstico plausível para Marisa? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis