Questões sobre Nefrologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nefrologia

A geração de amônia no tecido renal constitui importante etapa dentro de sua função homeostática.

A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente o segmento tubular sítio do processo e seu substrato.

Paciente de 55 anos de idade, hipertenso, com diabetes há doze anos. Procurou emergência com quadro de anasarca. Na internação exames evidenciaram: hemoglobina: 10,5 mg/dL; creatinina: 2,5 mg/dL; ureia: 90 mg/dL; EAS: proteinúria +3/+4; spot urinário: 4,5. Ultrassonografia de vias urinárias evidenciava rins de tamanho aumentado e relação córtico-medular preservada. A biopsia renal mostrou depósitos glomerulares esverdeados pela coloração de vermelho do Congo, com aspecto de birrefringência à luz polarizada. O diagnóstico, mais provável, é:

Paciente masculino, de 32 anos de idade, negro, com diagnóstico de hipertensão aos 22 anos de idade. Em uso de enalapril 20 mg duas vezes por dia, hidroclorotiazida 25 mg, uma vez por dia e anlodipina 10 mg, uma vez por dia. Retorna para consulta ambulatorial com exames complementares. Creatinina: 1,0 mg/dL; uréia: 38 mg/dL; sódio: 138 mEq/L; potássio: 3,2 mEq/L. Reserva alcalina: 32 mEq/L. Ultrassonografia de vias urinárias normal. O diagnóstico mais provável é:

Paciente masculino, de 51 anos de idade, foi encaminhado ao ambulatório de nefrologia para avaliação de cálculo renal de repetição. Ele relata quatro episódios prévios de litíase renal com necessidade de realização de litotripsia, em uma das ocasiões. Nega uso de qualquer medicação no momento. Exames laboratoriais: creatinina: 1,3 mg/dL; ureia: 32 mg/dL; reserva alcalina: 23 mEq/L; sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,9 mEq/L; cálcio: 12,9 mg/dL; fósforo: 1,6 mg/dL; ácido úrico: 7,5 mg/dL, PTH: 250 pg/mL. Na avaliação da urina de 24h, apresentava excreção aumentada de cálcio. O diagnóstico mais provável e o tipo de cálculo mais frequentemente encontrado são, respectivamente:

Paciente masculino de 65 anos de idade, hipertenso, diabético, uso regular de enalapril e insulina. Realiza hemodiálise convencional três vezes por semana, em clínica satélite. Após 30 minutos de hemodiálise, apresenta dor torácica de grande intensidade, dorsalgia e dispneia. O técnico responsável pela hemodiálise nota que o sangue da linha venosa apresenta coloração de aparência vinho do Porto. O diagnóstico mais provável é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis