Questões sobre Nefrologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nefrologia

Com relação às doenças autoimunes sistêmicas de repercussão renal, julgue os itens seguintes.

Considere o seguinte caso clínico.

 Um homem branco de setenta anos de idade, portador de insuficiência renal, foi submetido a avaliação laboratorial, que revelou os seguintes valores : e l e t r ó l i t o s séricos – sódio = 135 mEq/L, potássio = 4,2 mEq/L, cloreto = 109 mEq/L, bicarbonato = 24 mEq/L, glicose = 101 mg/dL, cálcio = 13,9 mg/dL, fósforo = 4,3 mg/dL; albumina = 3,4 g/dL; globulina = 3,8 g/dL; urina: depuração de creatinina = 55 mL/min, proteína = 7,2 g/dL; hematócrito = 29%; proteinúria = 2,400 mg/dia.

Com base nesse quadro clínico, é correto considerar como primeira hipótese diagnóstica o mieloma múltiplo.

Julgue os itens a seguir, referentes a pielonefrite aguda, infecção urinária e infecção urinária alta com complicação.

Um dos tratamentos para pacientes portadores de cálculo coraliforme é a litotripsia extracorpórea por ondas de choque, estando, entre as complicações desse procedimento, o aumento do risco de sepse.

Julgue os itens de 24 a 29, relativos à legislação aplicável aos transplantes no Brasil.

Considere o seguinte quadro clínico. Um paciente de quarenta e cinco anos de idade, vítima de politraumatismo grave, com traumatismo craniencefálico, foi atendido em unidade de neurocríticos e submetido a craniectomia descompressiva. No terceiro dia pós-operatório, por apresentar anisocoria e não apresentar incursões respiratórias, ele foi submetido a provas clínicas para morte encefálica, que confirmaram o diagnóstico. No momento do diagnóstico, o paciente apresentava creatinina sérica de 0,8 mg/dL, EAS sem alterações, proteinúria negativa, sorologias para hepatites B, C, HIV e HTLV negativas. Durante a entrevista familiar, a mãe informou que outros membros da família sofriam de doença renal e já estavam em tratamento hemodialítico por doença renal policística, mas esclareceu que o filho apresentava apenas seis cistos em um único rim e não tinha alteração de função renal, pois se consultava anualmente com nefrologista, e manifestara o desejo de ser doador de órgãos após sua morte. Nesse quadro clínico, o potencial doador não deve ser validado como doador renal por apresentar doença estrutural.

Julgue os itens de 24 a 29, relativos à legislação aplicável aos transplantes no Brasil.

A alocação de órgãos, de acordo com portaria do Ministério da Saúde, deve ser feita pelo menor número de incompatibilidades entre o doador e o receptor e, em caso de empate, pelo tempo de espera em lista e pelo tempo de início de diálise.

Julgue os itens de 24 a 29, relativos à legislação aplicável aos transplantes no Brasil.

Os critérios para morte encefálica em adulto, definidos pelo Conselho Federal de Medicina, incluem, obrigatoriamente, duas provas clínicas por médicos capacitados e uma prova complementar, que pode ser eletroencefalograma, eco-Doppler de artérias cerebrais e cintilografia de crânio.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis