Questões sobre Nefrologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nefrologia

A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.

Se um rapaz de vinte anos de idade, sadio, com peso de 70 kg e altura de 1,72 m, ingerir, rapidamente, 2 L de água mineral, ele apresentará inibição da secreção de vasopressina, redução da capacidade de concentração urinária, diurese hiposmótica e redução da carga corporal de sódio.

A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.

Considere o seguinte caso clínico.

Um paciente com setenta e cinco anos de idade, recém-submetido a ressecção transuretral da próstata, apresentava-se confuso e torporoso. Encontrava-se euvolêmico, com PA = 130 mmHg × 90 mmHg, peso = 80 kg, sódio = 113 mEq/L e potássio = 4,5 mEq/L no sangue e osmolaridade sérica = 23 mOsm. No intraoperatório, ele recebera 5 L de infusão intravenosa de cristaloides. Nesse caso clínico, a conduta correta seria infudir cloreto de sódio a 3% em uma velocidade de 100 mL/h por três horas, devendo-se, posteriormente, repetir os exames e reavaliar a condição clínica do paciente.

A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.

Considere o seguinte caso clínico.

Um homem de quarenta e cinco anos de idade, em tratamento de carcinoma de pulmão com radioterapia, deu entrada, torporoso, no hospital. No exame físico, apresentava-se corado, hidratado, sem cianose, com peso de 70 kg, e não parecia emagrecido. Reagiu aos estímulos álgicos, abriu os olhos à solicitação verbal e não apresentou rigidez de nuca. Estava normotenso, sem edemas, e a ausculta cardíaca não demonstrou anormalidade. O paciente apresentava murmúrio vesicular diminuído na base pulmonar direita, e seu abdome não apresentava visceromegalias. A gasometria arterial e a glicemia, a creatinina e a ureia séricas estavam em níveis normais. O sódio sérico era de 110 mEq/L.

Nesse caso clínico, as quantidades aproximadas, em gramas ou milimoles de sódio, que deveriam ser calculadas inicialmente para reposição nas primeiras vinte e quatro horas do tratamento seriam, respectivamente: 24 g ou 420 mmol.

A respeito de alterações de doenças renais por uso de anti-inflamatórios e com relação a doenças hereditárias, julgue os próximos itens.

Considere o seguinte caso clínico.

Uma mulher de cinquenta anos de idade, com histórico de diabetes e não insulinodependente há dez anos, queixa-se de lombalgia, para cujo tratamento foram prescritos 50 mg de Voltaren®, três vezes ao dia. Após quatro semanas, a paciente retornou para avaliação, tendo os exames laboratoriais apresentado o seguinte resultado: eletrólitos séricos: sódio = 136,0 mEq/L, potássio = 6,2 mEq/L, cloreto = 106,0 mEq/L, bicarbonato = 18,0 mEq/L; ureia sanguínea = 55 mg/dL; creatinina sérica = 5,3 mg/dL. Além disso, em exames realizados um ano e seis meses antes, constatou-se que o nível sérico de creatinina dessa paciente era de 2,2 mg/dL. Com base nesse caso clínico, é correto afirmar que a piora da função renal deve-se ao uso de AINS, cuja ação de inibição de prostaglandina e prostaciclina ocasiona isquemia renal.

Alterações no metabolismo do oxalato, urato, cálcio, potássio e cistina são causas de nefropatia tubulointersticial crônica. Entre as afirmativas abaixo, é verdadeiro que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis