Questões sobre Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Intensiva

Em hospital que dispõe, em conformidade com as atuais diretrizes médicas, de todos os recursos diagnósticos e terapêuticos necessários aos pacientes, um médico é chamado à enfermaria para avaliar uma paciente de 75 anos de idade que se queixa de dor torácica no terceiro dia de pós-operatório de uma hemicolectomia esquerda por adenocarcinoma de cólon. A paciente, que tem história de dislipidemia, refere que há quase uma hora despertou com quadro de precordialgia em opressão, de forte intensidade, sem irradiação e que não foi aliviada com dipirona ou nitrato sublingual. Ao exame físico realizado após ter sido constatado o quadro, encontrava-se eupneica e acianótica, com pressão arterial (PA) de 170 × 80 mmHg, frequência cardíaca (FC) de 80 batimentos por minuto (bpm), ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B4), sem sopros. O restante do exame físico estava normal. O resultado da dosagem das enzimas cardíacas (CK-MB e troponina) realizada em kit à beira do leito foi normal. A figura a seguir mostra o resultado do eletrocardiograma realizado pela paciente após os sintomas de dor.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A paciente em questão deve ser transferida imediatamente para a UTI, devendo ser-lhe administrada, em infusão contínua, nitroglicerina diluída em 250 mL ou 500 mL de soro, acondicionada em frasco preferencialmente de plástico. Esse procedimento tem-se mostrado eficaz para a redução da mortalidade hospitalar.

Com relação aos aspectos éticos do exercício da medicina, julgue os itens seguintes, com base na legislação vigente.

No Brasil, quando um paciente é avaliado em grau 3 (1+1+1) pela escala de coma de Glasgow, deve-se notificar o órgão estadual responsável pela captação de órgãos e tecidos humanos para transplante, bem como iniciar o protocolo de diagnóstico de morte encefálica.

Acerca de pacientes em estágio pós-operatório, julgue os itens a seguir.

A dosagem da heparina administrada a pacientes com alterações fisiopatológicas relacionadas às células mononucleares, às células endoteliais e às proteínas de fase rápida deve ser reduzida, tendo em vista sua hipersensibilidade à droga.

Acerca de pacientes em estágio pós-operatório, julgue os itens a seguir.

O uso de DDAVP (vasopressina) é contraindicado em pacientes que tenham sido submetidos a procedimentos cirúrgicos e apresentem importante quadro de uremia, pois podem ter risco aumentado de alterações da função plaquetária.

Acerca de pacientes em estágio pós-operatório, julgue os itens a seguir.

Pacientes que tenham sido submetidos a procedimentos cirúrgicos e que apresentem deficiência de proteína C e S devem ser monitorados cuidadosamente, pois constituem o grupo de pacientes com maior incidência de sangramento pósoperatório.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis