Questões sobre Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Intensiva

Paciente de 12 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida foi trazida à emergência com história de febre de 38-38.5º C durante 3 dias, associada a mialgia e cefaleia intensa. Apesar do desaparecimento da febre, a paciente encontrava-se prostrada, com vômitos e dor abdominal. O exame físico revelava: paciente acordada mas sonolenta, taquicárdica (FC= 110 bpm), acianótica, FR= 22 inc/min, pulsos finos, perfusão periférica igual a 4s, pressão arterial adequada para a idade. Segundo o manual “Dengue: diagnóstico e manejo clínico:adulto e criança” (5ª ed. - Brasília: Ministério da Saúde, 2016) o estadiamento clínico e a conduta inicial adequada, nesse caso, são, respectivamente:

As pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) são responsáveis por um grande número de infecções nosocomiais e os protocolos de desmame ventilatório que reduzem o tempo de intubação são importantes na sua prevenção. A medida que pode reduzir o risco de pneumonia associada à ventilação mecânica é:

Paciente de 4 anos de idade, sexo masculino, vítima de acidente automobilístico com traumatismo crâniencefálico apresentava-se bradicárdico, hipertenso e com rebaixamento do nível de sensório (Glasgow 7). Transferido para o CTI Pediátrico, foi sedado e intubado. Após a estabilização hemodinâmica, foi realizada a colocação de um cateter de pressão intra-craniana (PIC). Os dados clínicos do paciente são FC= 57 bpm ; PA= 115x52(73) mmHg; PIC= 18 mmHg. Com base nesses dados, pode-se afirmar que a pressão de perfusão cerebral é:

Paciente de 9 anos de idade, sexo feminino, é admitida na emergência com história de perda de peso, poliúria e polidipsia. À admissão, apresentava-se desidratada, taquicárdica e taquipneica. A gasometria arterial revelava acidose moderada com ph=7,20 bicarbonato de 8mEq/L e glicemia de 488mg/dL. Após a expansão inicial com soro fisiológico, foi iniciada a insulinoterapia com insulina regular em infusão contínua. A redução da glicemia será gradual devendo ocorrer dentro dos seguintes valores a cada hora:

Paciente do sexo masculino, 23 anos de idade, 70 Kg, é levado ao hospital devido a quadro de cefaleia, mal-estar, náuseas e vômitos, que evoluíram com rebaixamento do nível de consciência. Segundo os amigos, isso ocorreu após a ingestão de vários comprimidos de derivado sintético da anfetamina (MDMA ou “ecstasy”). Glicemia capilar: 96 mg/dL. Após a coleta de exames, ECG e RX tórax, foi transferido para a UTI. Exame físico: PA: 165 x 105 mmHg; frequência cardíaca 72 bpm; saturação arterial de oxigênio normal; Glasgow: 9 (AO: 2; MRM: 5; MRV: 2); restante do exame neurológico normal. O sódio sérico veio de 104 mEq/L. A conduta inicial mais adequada é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis