Questões sobre Hemoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hemoterapia

Uma mulher procurou atendimento médico para o filho de 1 ano de idade que apresentou equimoses espontâneas e hematomas após quedas durante o aprendizado de caminhar. Referiu sangramento intenso do coto umbilical, com necessidade de transfusão de plasma para conter hemorragia. Relatou história de falecimento de dois primos por motivo de hemorragia cerebral na primeira infância, sem confirmação diagnóstica da coagulopatia. A criança apresentou exames laboratoriais normais quanto ao tempo de protrombina (TAP), tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPA), tempo de trombina (TT), fibrinogênio, contagem e morfologia de plaquetas.

Com base no quadro clinico e em exames laboratoriais, o provável diagnóstico desse paciente é

Uma paciente, com vinte e quatro anos de idade, 60 kg, com diagnóstico recente de púrpura trombocitopênica imune (PTI), com contagem de plaquetas atuais de 10.000 e HIV negativo, sem uso de medicações, procurou atendimento médico no ambulatório de hematologia com queixas de petéquias em membros inferiores, epistaxe e gengivorragia.

Acerca de PTI, o manejo correto para essa paciente é

Um paciente, com trinta e três anos de idade, 76 kg, portador de anemia aplástica grave, candidato ao transplante de medula óssea aparentado com doador compatível, é internado no pronto socorro devido a neutropenia febril sem instabilidade hemodinâmica, sangramento gengival ou epistaxe de grande monta. Apresentou-se pálido, prostrado e hemograma com hemoglobina =4,0g%, hematócrito = 16% e plaquetas de 5.000. A última transfusão foi realizada há um mês. O médico plantonista prescreveu antibioticoterapia de amplo espectro, dois concentrados de hemácias irradiadas e filtradas e uma aferese de plaquetas filtradas e irradiadas.

Nessa situação, acerca da indicação de hemocomponentes irradiados e filtrados, assinale a opção correta.

Um paciente, com quarenta e dois anos de idade, 78 kg, foi internado na unidade de hematologia devido diagnóstico de leucemia mieloide aguda, em protocolo de indução de quimioterapia. Evoluiu com quadro de neutropenia febril grave e, consequentemente, choque séptico. Não apresentou evidências de distúrbios hemorrágicos. O plantonista indicou coleta de hemoculturas, início de antibioticoterapia de amplo espectro e reposição volêmica de urgência, prescrevendo plasma fresco congelado, 1200 ml, com expansor volêmico.

Em relação à indicação de plasma fresco congelado e com base no guia de uso de hemocomponentes do Ministério da Saúde, de 2010, assinale a opção correta.

A lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI) é uma síndrome caracterizada por desconforto respiratório agudo após uma transfusão sanguínea. É considerada uma complicação rara da transfusão sanguínea, devido à dificuldade em se realizar o diagnóstico e ao fato de que os mecanismos de notificação ainda não estão bem difundidos. Acerca dessa síndrome, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis