Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Um lactente de 11 dias de vida é levado a Unidade de Saúde devido a icterícia persistente. Sem histórico de acolia fecal, náuseas ou vômitos. Mãe refere que criança está em aleitamento materno exclusivo, sem uso de nenhuma medicação. Ao exame físico nota-se presença de fontanela anterior e posterior aberta e hipotonia dos membros; exame torácico sem alterações; exame abdominal: abdômen semigloboso com presença de hérnia umbilical, fígado no rebordo costal de consistência normal e baço não palpado. Traz resultados de exames coletados no dia anterior com Bilirrubina total: 8 mg/dL, Bilirrubina Direta: 0,5 mg/dL, Bilirrubina Indireta: 7,5 mg/dL, AL-T(TGP): 25 U/L, Hemoglobina:12 g/dL, Reticulocitos: 2%. Dentre os diagnósticos diferenciais da icterícia neonatal, qual justifica o quadro acima.

A distócia de ombros ou de biacromial embora rara é uma complicação grave, que necessita pronta e adequada intervenção seguindo protocolos de uso de manobras específicas para a resolução do problema.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

I. As complicações maternas mais comumente descritas são lacerações do canal de parto, atonia uterina com hemorragia, disjunção da sínfise púbica e, eventualmente, rotura uterina.
II. A manobra de MacRoberts consiste na hiperextensão e adução das coxas com consequente deslocamento cranial da sínfise púbica e retificação da lordose lombar para liberação do ombro impactado.
III. A manobra de Woods consiste na realização de pressão suprapúbica continua sobre o ombro anterior do feto para deslizamento do mesmo sob a sínfise púbica.
IV. Colocar a paciente em posição genupeitoral para tornar o ombro posterior em anterior é a manobra de Matthes.
V. Quando há impossibilidade de alcançar o ombro após realização de outras manobras está indicada a cesárea sendo realizada então a manobra de Zavanelli para reintrodução do pólo cefálico na pelve materna.

O LES (lupus eritematoso sistêmico) persiste como uma doença associada a morbidade materna e fetal significativas. Seu tratamento e controle adequados durante a realização do pré-natal são de fundamental importância para sucesso.
A respeito das medicações utilizadas durante a gravidez assinale a alternativa INCORRETA.

A pré-eclâmpsia (PE) tem seu diagnóstico clássico pela presença de hipertensão arterial associada à proteinúria em gestante previamente normotensa após a 20ª semana da gravidez, e ainda está associada a morbidade grave, incapacidade de longo prazo e mortalidade materna e fetal.
Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA. 
I.São fatores de risco relacionados à ocorrência de pré-eclâmpsia a presença de SAAF (síndrome de anticorpo antifosfolípide) e história pregressa de pré-eclâmpsia.
II. Para o tratamento da crise hipertensiva o uso de nitroprussiato de sódio deve ser especialmente evitado nas pacientes com edema agudo de pulmão associado a comprometimento funcional cardíaco por poder provocar piora do quadro.
III. A prevenção e tratamento da eclâmpsia com sulfato de magnésio pode ser feita pelo esquema de Pritchard que preconiza dose de ataque de 4g intravenoso lento associado a 10g intramuscular seguido de manutenção com 5g intramuscular a cada 4 horas.
IV. São intervenções recomendadas que podem resultar em redução de riscos para desenvolvimento de Pré-eclâmpsia o uso de AAS (ácido acetil salicílico) e suplementação de cálcio.
V. O uso de enoxaparina e restrição de sal também devem ser orientados para pacientes consideradas de risco para pré-eclâmpsia por seu efeito profilático.

Diversas alterações no sistema cardiovascular são provocadas pelo ciclo gravídico puerperal para adaptação do organismo materno ao concepto e prepara-lo para o parto.
A respeito das cardiopatias na gravidez é CORRETO afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis