Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

O direito à saúde reprodutiva prevê que as pessoas sejam informadas sobre todos os métodos de planejamento familiar disponíveis, para que possam decidir ter ou não filhos e quando tê-los. As informações devem ser oferecidas em uma linguagem acessível e com espaço para o diálogo entre as pessoas e os profissionais de saúde.
Suponha que, durante um grupo de planejamento familiar, em uma unidade de atenção primária, um ginecologista esteja atuando nessa atividade educativa.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. É fundamental discutir no grupo o conceito de escolha livre e informada. O orientador do grupo deve estar disposto a aceitar a preferência das pessoas por um determinado método, certificando-se de que a decisão será tomada com base em informações corretas, atualizadas e completas. II. Em relação aos efeitos secundários dos métodos contraceptivos, o orientador deve abordar em linhas gerais como preveni-los ou mitigá-los. É importante esclarecer os riscos que o uso de determinados métodos pode acarretar à saúde variam também entre as pessoas. III. Fatores individuais e contexto de vida dos casais devem ser considerados na escolha do método contraceptivo. O grupo operativo é um espaço aberto e adequado para a abordagem dos casais, de forma que todos saiam da reunião com seu método contraceptivo já definido.
Estão corretas as afirmativa

Um dos objetivos do cuidado pré-natal é identificar, de forma oportuna, as condições desfavoráveis associadas à evolução saudável da gravidez e parto. Além disso, abordar de forma efetiva aquelas que são evitáveis e buscar reduzir os efeitos das demais.
É condição desfavorável ao parto vaginal, considerada inevitável:

O útero, visto à ecografia em uma mulher no menacme, é identificado por sua posição anatômica, textura homogênea característica comum a cavidade endometrial central e bem definida. O reconhecimento da anatomia uterina normal e anormal desse órgão leva à suspeita de doenças, no momento em que o ginecologista analisa as imagens frente à suspeita clínica.
Na análise de um exame de ecografia uterina, é achado anormal para uma mulher em idade reprodutiva:

O polidrâmnio é resultante ou do aumento da produção do líquido amniótico ou da diminuição do seu consumo. O aumento da sua produção é observado, mais comumente, em casos de: 

Embora possa ser suspeitado, clinicamente, o diagnóstico de oligoidrâmnio requer a observação da diminuição do volume do líquido amniótico à ultrassonografia. Para tanto, a utilização do índice do líquido amniótico (ILA) pode ser útil. Sobre esse método, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis