Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Adolescente de 18 anos de idade com quadro de ausência de menstruação. Ao exame físico, chama a atenção a implantação baixa do cabelo e das orelhas, infantilismo sexual e o pescoço alado. FSH elevado e a ultrassonografia mostrou útero. Cariótipo 45X0. Assinale a alternativa com o provável diagnóstico.

Com base no guideline IBS-GEC-ESTRO-ABS de braquiterapia tridimensional para carcinoma de colo uterino, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O setup mínimo para a realização de braquiterapia tridimensional é exame clínico, RM de pelve e TCs de estadiamento pré-tratamento com EBRT, RM de pelve pós-EBRT e TC de pelve para avaliar posicionamento dos aplicadores.
( ) O uso de TC de pelve para planejamento, exclusivamente, evidencia um alvo maior em volume e largura e menor em extensão intrauterina, quando comparada à RM de pelve.
( ) O volume de risco alto compreende o GTV pré-tratamento com EBRT e eventual lesão residual, ou seja, toda a cérvice e topografias extra-cervicais (paramétrio, útero e vagina) com possível acometimento inicial.
( ) Os órgãos de risco (OARs) contornados que independem da topografia do volume alvo são reto, bexiga, sigmoide e intestino.
( ) As doses nos OARs e nos pontos de referência devem ser reportadas conforme ICRU 89, uma vez que os dados de toxicidade existentes utilizaram esse parâmetro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Sobre a epidemiologia, diagnóstico e estadiamento do carcinoma de colo uterino, pode-se afirmar:

I. Em dados provenientes dos EUA, o carcinoma de colo uterino tem a maior prevalência em pacientes afrodescendentes do que nas outras etnias, bem como maiores taxas de mortalidade.
II. Assim como no carcinoma prostático, a adoção de estratégias de screening não impactou na diminuição da mortalidade por carcinoma de colo uterino.
III. O uso de anticoncepcional oral (ACO) aumenta o risco de desenvolvimento de carcinoma de colo uterino durante seu uso, diminuindo gradualmente após a cessação do uso, até atingir equivalência com não usuárias de ACO após 10 anos.
IV. O tabagismo aumenta o risco do carcinoma de colo uterino, independente da histologia.

Quais estão corretas?

Uma mulher de 27 anos apresentando disúria e hematúria cíclica, com hematúria no exame comum e sem infecção urinária, queixando-se de dismenorreia e infertilidade, apresenta um nódulo vesical à ecografia. A hipótese mais plausível de diagnóstico é:

#Questão 931202 - Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Anestesiologia Cardiovascular)

Gestante com comunicação interatrial (CIA) associada à hipertensão pulmonar com shunt direito para esquerda (síndrome de Eisenmenger), irá ser submetida à anestesia peridural para analgesia do parto. Evitamos utilização de anestésico local com adrenalina pois: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis