Questões sobre Geriatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geriatria

São considerados critérios clássicos para o diagnóstico de sepse em idosos:

I. Febre (maior que 38° C) ou hipotermia ( inferior a 36° C).

II. Leucocitose ou leucopenia acentuadas.

III. Bradipnéia (menor que 16 rpm). IV. Elevação da freqüência cardíaca (maior que 90 bpm).

Assinale a alternativa CORRETA.

Com relação à utilização de medidas antropométricas, na avaliação do estado nutricional em idosos, analise as afirmativas abaixo.

I. As medidas de peso e da circunferência da cintura predizem tanto a massa muscular quanto o tecido adiposo.

II. A medida isolada da circunferência muscular do braço indica a quantidade de gordura corporal.

III. As pregas cutâneas do tríceps e a subescapular determinam a massa de gordura corporal.

IV. A medida da estatura pode ser estimada, utilizando-se o comprimento do antebraço.

Assinale a alternativa CORRETA.

Paciente do sexo masculino, 82 anos, previamente hígido e sem comorbidades, com história de dor em fossa ilíaca esquerda há 48h. Há anorexia, náuseas e hipoatividade. Ao exame, o paciente está levemente desidratado e febril. Pressão arterial 90X60mmHg. Há dor à palpação superficial e profunda da região referida pelo paciente. Sinal de Blumberg ausente. Ruídos hidroaéreos ausentes no abdômen, que se apresenta hipertimpânico à percussão. Tomografia computadorizada abdominal mostra a presença de múltiplos divertículos colônicos, além de coleção intracavitária em íntimo contato com o sigmóide. Assinale a alternativa em que se encontram as condutas que devem ser idealmente observadas:

Deficiências vitamínicas são importantes causas de anemia no idoso. Existem pacientes que podem apresentar manifestações clínicas e laboratoriais relacionadas à carência de cianocobalamina, estando os níveis dessa substância nos limites inferiores da normalidade. Nessa situação, o diagnóstico pode ser obtido através da dosagem sérica de que substâncias?

A dislipidemia é um dos fatores de risco cardiovascular mais importantes. Considere um paciente de 62 anos, sexo feminino, com infarto do miocárdio há 2 meses, atualmente com colesterol LDL de 139mg-dl. O médico da paciente orientou que seria mais seguro manter níveis de LDL abaixo de 100mg- dl, inclusive tentando obter valores próximos a 70mg-dl. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que há maior chance de êxito:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis