Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

#Questão 939989 - Medicina, Gastroenterologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é uma das principais causas de doença hepática aguda e crônica, e morbidade e mortalidade associadas em todo o mundo. A transmissão vertical (de mãe para filho) e horizontal na primeira infância são as principais vias de transmissão do VHB e são responsáveis pela maioria das infecções crônicas, inclusive entre adultos que carregam a maior carga de morbidade e mortalidade. A imunização universal contra hepatite B no nascimento e na infância é a principal estratégia para a eliminação global da infecção por HBV e tem sido altamente eficaz na redução de novas infecções verticais. Sobre hepatite B em crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.

Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, com histórico de consumo excessivo de álcool, apresentou-se no prontosocorro com dor abdominal intensa, náuseas e vômitos. Exames laboratoriais mostraram aumento significativo dos níveis de amilase (400 U/L) e lipase (800 U/L), além de leucocitose (12.000 células/mm³) e elevação dos níveis de bilirrubina (2,0 mg/dL). Diante da hipótese de pancreatite aguda, qual dos exames pode ser considerado um marcador de maior gravidade da doença?

Homem, 68 anos de idade, com diagnóstico de cirrose por infecção pelo vírus da hepatite classificação Child-Pugh A e identificação de varizes esofágicas na triagem endoscópica inicial. Com relação às varizes esofágicas, é correto afirmar que: 

Homem de 72 anos de idade, hipertenso, ex-tabagista, independente para as atividades básicas, consulta no pronto atendimento por quadro clínico de 48 horas de sangramento anal vivo em moderada quantidade com eliminação de abundantes coágulos. Ao exame físico, inicial em BEG, taquicardíaco, normotenso, afebril, com adequado padrão respiratório e ausência de massas palpáveis, megalias ou irritação peritoneal à avaliação abdominal. Qual o primeiro passo a seguir na avaliação deste paciente?

Sobre a esofagite infecciosa, analise as proposições abaixo.


I. Infecção esofágica mais frequente no imunocompetente.

II. Pode ser colonizante em 20% dos adultos saudáveis.

III. Aspecto endoscópico é pouco sugestivo.


É correto o que se afirma em


Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis