Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

#Questão 934007 - Medicina, Gastroenterologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Medicina: Medicina do Trabalho

A Peritonite Bacteriana Espontânea (PBE) possui prevalência significativa em pacientes cirróticos, e seu manejo inadequado resulta em aumento da mortalidade. Considerando esse tipo de infecção e seu tratamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para o diagnóstico da PBE, é necessária a realização de paracentese, sendo esta indicada somente para os pacientes com INR abaixo de 1,5.
( ) O diagnóstico de PBE é feito quando na análise do líquido ascítico é encontrada a presença de mais de 250 linfócitos/mm³ e na ausência de fonte cirúrgica de infecção.
( ) Para o início do tratamento da infecção é necessário o preenchimento dos dois critérios diagnósticos, que são a alteração da celularidade e a presença de cultura do líquido ascítico positiva.
( ) O tratamento pode ser realizado com o uso de Ceftaxima 2g EV de 8 em 8 horas por, no mínimo, dez dias.
A sequência está correta em 

#Questão 934041 - Medicina, Gastroenterologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Medicina: Clínica Médica

De acordo com as recomendações do IV Consenso Brasileiro sobre Infecção pelo Helicobacter pylori (HP), são considerados tratamentos de primeira linha contra HP, EXCETO:

#Questão 934042 - Medicina, Gastroenterologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Medicina: Clínica Médica

O caso hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

Paciente, sexo masculino, 35 anos, tem queixa de dispepsia há seis meses. Nega comorbidades, alergias ou uso de medicações de uso contínuo. Foi optado pela estratégia “teste e trate”. 


De acordo com as recomendações do IV Consenso Brasileiro sobre Infecção pelo Helicobacter pylori (HP), sobre os testes diagnósticos para HP, assinale a afirmativa INCORRETA.

No teste de D-xilose Coleta-se sangue para tubo contendo fluoreto, 60 min, após a ingestão oral de DXilose. Embora não seja necessária, pois a xilosemia basal é, praticamente, ZERO mg/dl, há médicos que a pedem. Nesse caso, coletar também sangue para um tubo contendo fluoreto antes de ingerir a solução de xilose. Sob solicitação médica podem ser coletados tubos de hora em hora, até 5 horas, após a ingestão da D-Xilose. O valor considerado normal após 5h do exame deve ser superior a:

No teste da D-xilose devido à dificuldade de coletar o exato volume urinário de 5 horas, em crianças que ainda não obedecem a ordens, deve-se dar preferência, nesses casos, ao teste feito no plasma. O plasma deve ser refrigerado e depois de separado armazenado a uma temperatura entre +2 a: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis