Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

Um paciente chegou à emergência vomitando sangue. Refere história de alcoolismo, e que as fezes, no seu entendimento, estão normais. Observou-se que esse paciente apresentava discreta circulação colateral periumbilical em cabeça de medusa. Nessa situação, a suspeita principal é de

Sobre a diarreia, analise as afirmativas a seguir:
I-A desnutrição eventualmente pode ocorrer se a alimentação não é fornecida de forma adequada e se episódios sucessivos acontecem.
II-A diarreia aguda com sangue (disenteria) pode associar-se com infecção sistêmica e outras complicações, incluindo desidratação.
III-A doença diarreica na maior parte das vezes representa uma infecção do tubo digestivo por vírus, bactérias ou protozoários e tem evolução autolimitada, mas nem sempre é possível identificar o agente causador do episódio diarreico.
IV-É importante, também, obter informação sobre a diurese e peso recente, se conhecido, mas a história e o exame físico da criança são dispensáveis para uma conduta adequada.
É correto o que se afirma em:

O processo para o diagnóstico de doença hepática exige algumas etapas que devem ser abordadas com muita atenção. A necessidade de se investigar a etiologia é fundamental, já que na infância muitas doenças são genéticas e o aconselhamento é obrigatório, uma vez que várias enfermidades são de herança autossômica recessiva, dominante ou ligada ao sexo. São consideradas doenças crônicas de origem genética na infância: 

Em relação ao esôfago de Barrett, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nos itens abaixo:
(__) É uma condição adquirida que resulta de lesão grave da mucosa esofágica. (__)É uma alteração metaplásica no revestimento do esôfago tubular distal, onde o epitélio escamoso normal é substituído por um epitélio colunar. (__) Os pacientes que desenvolvem esôfago de Barrett tipicamente têm mais exposição ao ácido esofágico e à bile, a primeira baseada em monitoramento de pH de 24 horas, e quase sempre têm uma hérnia hiatal, que é tipicamente menos longa e associada a defeitos maiores do que em pacientes sem esôfago de Barrett. (__) O diagnóstico de esôfago de Barrett é estabelecido se a junção escamocolunar for deslocada 5 cm ou mais proximal à junção gastresofágica e se metaplasia intestinal, que é caracterizada em parte por células caliciformes contendo mucina ácida, for detectada por biopsia.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Assinale a alternativa CORRETA que também é denominada síndrome de Verner-Morrison, cólera pancreática e síndrome WDHA (diarreia aquosa, hipopotassemia e acloridria), resulta de um tumor neuroendócrino, localizado habitualmente no pâncreas, com secreção ectópica de polipeptídio intestinal vasoativo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis