Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

Sobre o diagnóstico e tratamento das hérnias da parede abdominal, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A Hérnia de Pantaloon é uma hérnia mista com componente direto e indireto.
II. Mediante a técnica TEP de reparo laparoscópico das hérnias inguinais, a dissecção pré-peritoneal é mais demorada e o risco potencial de lesão visceral aumenta.
III. A classificação Nyhus III C corresponde a uma hérnia recidivada femoral.
IV. Uma hérnia por deslizamento ocorre quando um órgão interno compõe uma porção da parede do saco herniário.
V. A hérnia umbilical infantil, em geral, apresenta fechamento espontâneo antes dos 2 anos de idade. Entretanto, quando persiste além dos 5 anos de idade, é comum que seja indicada cirurgia reparadora, apesar das complicações associadas a essas hérnias em crianças serem raras.

Homem, 24 anos de idade, vítima de múltiplos ferimentos por arma branca na parede abdominal, trazido à emergência em regular estado geral, consciente e com queixa de dor abdominal intensa. Ao exame físico, FC 128, FR 20, PA 80/40, Tax 35°C, SatO2 93%; abdômen distendido, com dor intensa à palpação generalizada e rigidez da parede abdominal. Após o manejo inicial e estabilização do paciente assinale a conduta terapêutica indicada.

Mulher, 45 anos de idade, com plano de hernioplastia umbilical eletiva. Conforme a recomendação de profilaxia antimicrobiana cirúrgica, qual o antibiótico de escolha para esse caso?

Homem, 40 anos de idade, diabético, em 7º dia pós-operatório de apendicectomia aberta, consulta na emergência por quadro febril de 24 horas de evolução associado à dor abdominal localizada em fossa ilíaca direita, vômitos de conteúdo alimentar e evacuações líquidas enteriformes. Ao exame físico, em bom estado geral (FC 124, FR 16, T 38,5°C, SatO2 96%), à palpação abdominal dor em fossa ilíaca direita sem sinais de irritação peritoneal. Realizou TC de abdômen que mostrou abscesso em fossa ilíaca direita, único, unilocular, >5cm. Qual é a abordagem terapêutica preferencial para o tratamento deste paciente?

#Questão 931243 - Medicina, Gastroenterologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico Cirurgia Pediátrica

Sobre atresia de vias biliares, analise as assertivas abaixo:
I. Classicamente, os principais determinantes do resultado satisfatório após a portoenterostomia são a idade na operação inicial, a obtenção bem-sucedida do fluxo biliar pós-operatório, a presença de estruturas ductais microscópicas na porta hepática e a extensão da doença do parênquima hepático no momento do diagnóstico.
II. A colangite é a complicação mais comum da portoenterostomia hepática e ocorre em 33% a 60% dos pacientes.
III. Com a melhora do cuidado com pacientes transplantados, a literatura vem mostrando que todos os pacientes portadores de atresia de vias biliares se beneficiam pelo transplante precoce.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis