Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

Homem, 57 anos, internado na enfermaria, em 6º dia pós-operatório de hemicolectomia direita, por adenocarcinoma de colón ascendente, com anastomose íleo-cólica primária; identifica-se drenagem de abundante quantidade de liquido sero-sanguinolento não fétido pela ferida operatória e ausência de sinais inflamatório locais. Qual a principal suspeita diagnóstica e conduta a seguir? 

Mulher, 48 anos de idade, consulta por queixa de ferida em região perianal com episódios intermitentes de edema e drenagem de secreção turva com odor fecaloide, após o qual os sintomas melhoram. Relata ter realizado drenagem de um abscesso perianal no pronto-socorro há aproximadamente 15 meses. Paciente nega sintomas do trato urinário associados. Ao exame físico, evidencia-se orifício cutâneo único anterior, a 2 cm da borda anal, em ausência de sinais inflamatórios locais, com drenagem de escassa secreção à digitopressão local e ausência de alterações ao toque retal. A principal suspeita diagnóstica e a conduta terapêutica adequada são:

Homem de 45 anos de idade com diagnóstico de Doença de refluxo gastroesofágico, com adequada aderência às medidas comportamentais e dietéticas para controle dos sintomas e, uso de inibidor de bomba de prótons de longa duração com necessidade de doses cada vez maiores da medicação, porém sem adequada resposta clínica. Comparece à consulta de controle com resultado de exames:
• EDA classificação endoscópica de Los Angeles Grau D e Hérnia hiatal >5cm.
• Manometria esofágica: esfíncter esofágico inferior com pressão de repouso menor do que 6 mmHg e comprimento total inferior a 2 cm. O corpo esofágico apresenta propagações peristálticas eficazes em menos 30% dos episódios de deglutição avaliados.

Qual a melhor conduta terapêutica a ser oferecida nesse caso?

Lactente do sexo masculino, de 1 mês de idade, trazido ao serviço de emergência com queixa de vômitos pós-alimentares, em projétil e não biliosos em jatos, de várias semanas de evolução e progressivamente mais intensos, associado a emagrecimento não quantificado. A mãe relata que, apesar dos vômitos, o paciente apresenta apetite aumentado e tem apresentado diminuição da frequência e quantidade das evacuações. Ao exame físico, encontra-se levemente desidratado e emagrecido; à avaliação abdominal observa-se abdome escavado com distensão da região hipogástrica e presença de peristalse gástrica visível. Qual a principal suspeita diagnóstica e o exame mais indicado para a confirmação diagnóstica?

Mulher, 60 anos de idade, com obesidade tipo I. Consulta por abaulamento abdominal, em cicatriz mediana prévia, que se exacerba com as manobras de valsalva. Traz laudo de TC de abdômen com volumosa hérnia incisional, com colo de 7 cm e insinuação de alças intestinais. Considerando o caso, analise as seguintes afirmações e identifique a opção INCORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis