Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Paciente masculino, 70 anos, em curso de quimioterapia para adenocarcinoma de pulmão, relata início de febre (38,50 C) com calafrios há 12 horas associados a inapetência e tonteira ao levantar-se. 
Ao exame estava febril (temperatura axilar 38 0C), desidratado, taquicárdico, taquipneia leve e com hipotensão arterial (PA 80X50 mmHg) que respondeu a volume (PA 110X70) mmHg). Óstio do cateter Portocath na subclávia direita sem sinais flogísticos. Hemograma – leucócitos 800 céls/mm3, neutrófilos 240 céls/mm3, 140.000 plaquetas, Htc 30%, HgB 10 g/dL. 
Assinale a opção que indica a conduta mais apropriada, nesse momento. 

Paciente masculino, 60 anos, histórico de doença renal crônica em tratamento conservador e arritmia com internação recente para implante de marca-passo, que complicou com hematoma na loja, sendo necessário abordagem cirúrgica. Recebeu alta hospitalar há 15 dias. Foi internado com quadro de febre e calafrios há 5 dias. 
Ao exame da admissão apresentava critérios de sepse. Foi realizado ecocardiograma transesofágico que mostrou imagem sugestiva de vegetação em um dos cabos atriais, em torno de 5 mm e nas hemoculturas foram identificadas Candida albicans.
Para o caso, assinale a opção que indica a conduta mais adequada.

Paciente feminino, 55 anos, internada há 15 dias após quadro de descompensação de insuficiência cardíaca. Está em prótese ventilatória há 10 dias e nas últimas 72 horas foi diagnosticada com pneumonia associada à ventilação mecânica e iniciado terapia empírica com cefepime. Após 48 horas de terapia, apresenta melhora clínica e laboratorial evolutiva. Coletado lavado broncoalveolar no dia do diagnóstico que revelou   crescimento de Serratia spp resistente à amoxacilina+clavulanato, cefazolina, cefoxitina, cefotaxima, piperacilina+ tazobactam e ciprofloxacina, e sensível à cefepime, ertapenem, meropenem, amicacina e tigeciclina. 
Para o caso apresentado, com base no resultado do antibiograma, assinale a opção que indica a conduta mais adequada. 

Com relação à resistência microbiana, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
(   ) A resistência à oxacilina em Staphylococcus spp. é originada por alteração no sítio de ação do antimicrobiano. O gene mecA codifica uma nova transpeptidase, denominada PBP2a, que possui baixa afinidade pelos ?-lactâmicos.
(   ) A resistência às polimixinas ocorre por alteração no sítio de ligação, secundária a mutações em genes cromossômicos ou aquisição de genes plasmidiais (mcr). A porção do lipídeo A do lipopolissacarídeo das bactérias Gram-negativas sofre uma redução nas cargas negativas, diminuindo ou impedindo a ligação das polimixinas ao seu alvo, já que são antimicrobianos catiônicos. 
(   ) A modificação/inativação enzimática do antimicrobiano é o principal mecanismo de resistência em bacilos Gramnegativos. Como exemplo, as ?-lactamases de espectro estendido (ESBLs) são capazes de hidrolisar todas as penicilinas, a maioria das cefalosporinas incluindo as de terceira e quarta gerações, com exceção das cefalosporinas de quinta geração e monobactâmicos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Paciente de 75 anos, reside em casa de apoio, hipertensa e diabética, sem internações prévias.  Há 10 dias, iniciou quadro de febre alta, coriza e prostração. Seu clínico fez diagnóstico de Influenza A, por meio de pesquisa de pcr em painel respiratório. A paciente permaneceu sob cuidados ambulatoriais com sintomáticos e teve melhora da febre após 4 dias. 
No sétimo dia de doença retorna quadro de febre, agora associado à tosse produtiva e importante queda do estado geral. Foi novamente avaliada pelo clínico que nota taquipneia (25 irpm)  e hipotensão postural. Saturação de 97% em ar ambiente e crepitações localizadas na base direita. O mesmo encaminha a paciente para internação com recomendação de oseltamivir e antibioticoterapia com amoxicilina/clavulanato e azitromicina. Após 72h de terapia, a paciente se mantem febril, com tosse e queixa-se de dor torácica localizada à D. 
Ao exame físico mais taquipneica e SATO2 92% em ar ambiente, além de apresentar intensa prostração.  RX de TX revela condensação na base direita, sem outras complicações. Laboratório revelou leucocitose com desvio, proteína C reativa e procalcitonina elevadas. 
A conduta adequada, neste momento, deve ser 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis