Questões sobre Epidemologia

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Listagem de Questões sobre Epidemologia

A respeito do controle de qualidade interno e externo em serviços de saúde, julgue os itens de 56 a 59.

Com a descentralização da gestão dos serviços de saúde, tornou-se imperativo o estabelecimento de instrumentos gerenciais e técnico-científicos, entre os quais a central de regulação e protocolos, que permitam responder adequadamente às necessidades de saúde da população, gerindo a oferta de serviços e agilizando o acesso da clientela, contribuindo, assim, com a organização do sistema e a implantação efetiva da sua regionalização e hierarquização.

A respeito do controle de qualidade interno e externo em serviços de saúde, julgue os itens de 56 a 59.

A não conformidade menor encontrada durante o processo de avaliação consiste na falta de cumprimento de requisitos do sistema da qualidade que o julgamento e(ou) a experiência da equipe de avaliadores indique que provavelmente não implicará em quebra do sistema de qualidade, ou a uma adequação ou não implantação de parte de um requisito da norma de referência, que seja evidenciada pela equipe auditora.

Acerca de qualidade em serviços de saúde, julgue os itens seguintes.

A qualidade no setor de saúde é entendida como a sistematização de todos os seus processos, em todas as áreas e esferas de gestão, na busca da ética e da técnica. Os elementos-chave da qualidade são: total satisfação do cliente; priorização da qualidade; melhoria contínua; participação e comprometimento de todos; comunicação e capacitação.

Acerca de qualidade em serviços de saúde, julgue os itens seguintes.

Há uma associação negativa entre o volume de cirurgias cardíacas realizadas e as taxas de mortalidade advindas dessas cirurgias nos hospitais. Essa relação entre volume e qualidade dos serviços demonstra que as cirurgias coronarianas, em pacientes operados em hospitais de maior volume de cirurgias, apresentam menor risco de fracasso (óbito) que aquelas executadas em hospitais com menor volume de cirurgias.

Acerca de qualidade em serviços de saúde, julgue os itens seguintes.

Uma singularidade dos serviços de saúde é que há uma relação estreita entre escala e qualidade. Essa relação explica-se pelo fato de que os serviços de saúde ofertados em maior volume têm maior probabilidade de apresentar melhor qualidade. Por isso, é comum que os sistemas públicos analisem o tamanho dos serviços que compram como um proxy de qualidade.

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